Como humanos, golfinhos fazem amigos com base em interesses comuns

1 min de leitura
Imagem de: Como humanos, golfinhos fazem amigos com base em interesses comuns

Que os golfinhos são animais extremamente inteligentes nós já sabíamos, mas de tempos em tempos a ciência descobre algo mais sobre eles. Além de muito fiéis, um estudo recente apontou que eles costumam se unir e "trabalhar" juntos com base nos mesmos interesses, assim como os humanos.

Para chegar a essa conclusão, alguns especialistas rastrearam e estudaram por alguns meses uma população de golfinhos-nariz-de-garrafa. Um dos responsáveis pela pesquisa, o biólogo Sim Allen, explicou que cerca de 37 indivíduos foram acompanhados.

A espécie, que vive na Austrália Ocidental, aprendeu a usar esponjas marinhas como um tipo de ferramenta para encontrar alimentos. Mas a equipe observou que, no grupo, 13 gostavam de procurar alimentos com esponjas, enquanto os 24 restantes não eram muito chegados à atividade.

O grupo secundário se unia com base na técnica aprendida de caça. Fazendo um paralelo, esse é o mesmo comportamento que nós temos quando preferimos estar perto de quem tem os mesmos gostos musicais, interesses e hobbies que nós.

E tem mais: golfinhos, de fato, encontram-se ocasionalmente com as fêmeas apenas para "socializar", uma vez que nem sempre existe a necessidade do acasalamento. Porém, o comportamento mais comum entre eles, em termos de amizade, é com colegas do mesmo sexo; e essa relação entre os machos é quase inabalável, podendo durar a vida inteira.

O estudo foi dirigido por especialistas que atuam no Instituto Oceanográfico da Flórida Atlantic University, que também monitoram os golfinhos da região de India River Lagoon (EUA). Eles identificaram que existem muitas outras práticas que são realizadas em "grupos de amigos", como nadar em bando e se emparelhar; e eles permanecem unidos pela amizade mesmo se a situação os coloca em perigo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.