NASA divulga imagens incríveis capturadas por telescópio espacial condenado

2 min de leitura
Imagem de: NASA divulga imagens incríveis capturadas por telescópio espacial condenado

O Hubble pode ser o mais famoso dos telescópios espaciais, mas certamente não é o único responsável por capturar imagens deslumbrantes do cosmos. Prova disso são as fotos que a NASA divulgou recentemente e que foram registradas pelo Spitzer, equipamento que está com os dias contados e deverá ser "aposentado" em 2020.

Confira uma amostra:

(Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

Segundo a NASA, as estruturas em tons esverdeados representam nebulosas, entre elas a Cefeu C, à esquerda da foto, e Cefeu B, no canto superior direito, assim como estrelas que se encontram espalhadas por essa região do espaço. Também é possível identificar o aglomerado de estrelas a partir do qual a nebulosa da esquerda parece se originar; os dois pontos luminosos que podem ser vistos no canto inferior direito formam uma nebulosa jovem.

Você consegue ver uma espécie de arco avermelhado um pouco acima desses pontos? Ele consiste na onda de choque criada pela estrela azulada que existe ali.

 (Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

Fim próximo

Lançado em meados de 2003, o Spitzer foi projetado para observar o cosmos no espectro do infravermelho e tinha como missão identificar corpos celestes e estruturas cósmicas distantes da Terra por meio de suas emissões de radiação, tarefa que o telescópio espacial cumpriu direitinho. Aliás, o equipamento superou todas as expectativas, uma vez que os cientistas estimaram que ele sobreviveria apenas 2 anos e meio, sem falar que em 2009 o Spitzer ficou sem o hélio líquido que garantia que a sua temperatura permanecesse próxima do zero absoluto.

Essa questão da temperatura era vital para o bom funcionamento do telescópio, pois a radiação infravermelha é emitida pelos objetos mais frios do cosmos, como seria o caso de exoplanetas distantes, nuvens cósmicas, estrelas de pequenas dimensões e pouco brilhantes. Sendo assim, para poder registrar informações desses corpos, a temperatura do dispositivo precisaria ser controlada para não interferir nas observações, e a falta do hélio líquido acabou por inutilizar dois dos três instrumentos que realizavam as leituras.

Ainda assim, o telescópio continua com sua tarefa de observar objetos distantes e permitir que, através de suas imagens, os cientistas possam descobrir mais informações sobre a evolução do Universo. A imagem a seguir é um registro da mesma região do espaço da foto anterior, mas realizada pelo equipamento a bordo do Spitzer, que continua funcionando.

(Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

Você deve ter notado que existem menos estruturas visíveis e detalhes, mas nem por isso a imagem deixa de ser fascinante. A NASA tentou encontrar uma empresa privada interessada em assumir o projeto e manter o telescópio em funcionamento. No entanto, como ninguém se interessou, infelizmente a agência espacial decidiu que, no fim de janeiro do ano que vem (2020), deverá finalizar as atividades do Spitzer e encerrar sua missão.

Veja mais detalhes sobre as observações abaixo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.