Brasil pode usar tecnologia para detectar motoristas sob efeito de drogas

1 min de leitura
Imagem de: Brasil pode usar tecnologia para detectar motoristas sob efeito de drogas

Atualmente, policiais de trânsito contam com o bafômetro para avaliar se um motorista está dirigindo bêbado. Em breve, os profissionais poderão ganhar uma nova ferramenta, mas desta vez para identificar se a pessoa guiando o veículo está sob efeito de drogas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai criar um grupo de trabalho com representantes da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) para avaliar o tema. A equipe envolvida na avaliação terá um prazo de 12 meses para concluir as suas atividades e apresentará um relatório ao secretário nacional de Políticas sobre Drogas Luiz Roberto Beggiora.

Exemplo internacional

Atualmente, países como Austrália, Alemanha, Noruega e Estados Unidos já utilizam as chamadas tecnologias de screening, que funcionam de forma semelhante ao bafômetro. Um equipamento dotado com esta tecnologia é capaz de usar a saliva do motorista para, em cinco minutos, identificar o uso de maconha, cocaína e anfetaminas.

"A experiência de países como Austrália, Inglaterra, Noruega, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos demonstra que, aliada às políticas de fiscalização, a implementação das técnicas de triagem para detecção de substâncias psicoativas por condutores de veículos é efetiva para reduzir os índices de colisões e mortes no trânsito”, defendeu Beggiora.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.