SpaceX consegue pela primeira vez retornar três propulsores com sucesso

2 min de leitura
Imagem de: SpaceX consegue pela primeira vez retornar três propulsores com sucesso

A SpaceX, de Elon Musk, realizou um feito histórico hoje (11): conseguiu fazer um lançamento impecável do foguete mais poderoso da atualidade, o Falcon Heavy, e pela primeira vez teve sucesso no retorno dos três propulsores, que pousaram perfeitamente em duas plataformas no Kennedy Space Center da NASA e em uma terceira que flutuava sobre o oceano Atlântico.

O Falcon Heavy é aquele mesmo foguete que decolou em fevereiro do ano passado e lançou no espaço um carro da Tesla ao som de “Starman”, de David Bowie, e ainda conseguiu ter dois de seus jatos propulsores retornados sãos e salvos à Terra.

Essa é a primeira vez que o Falcon Heavy decola para fazer um voo comercial, e não em caráter de teste

Decolando do Complexo de Lançamento 39A da NASA, no Cabo Canaveral, o Falcon Heavy levou para a nossa órbita o satélite Arabsat-6A, que vai ter a função de melhorar a comunicação via televisão, rádio, internet e dispositivos móveis para o Oriente Médio, África e Europa. A cobertura foi feita ao vivo pela SpaceX e transmitida pelo YouTube para todo o planeta. O satélite foi colocado com sucesso em sua órbita desejada e deve começar a funcionar em breve.

Essa é a primeira vez que o Falcon Heavy decola para fazer um voo comercial, e não em caráter de teste. Com o sucesso da missão, a SpaceX certamente deve receber novos pedidos para levar à nossa órbita todo tipo de equipamente, de satélites de comunicação como o Arabsat-6A até experimentos científicos e equipamentos de monitoramento climático.

O propulsor central do Falcon Heavy acertou com perfeição a plataforma marítima e vai ser resgatado pelos barcos da SpaceX que monitoram a região

Para a SpaceX, é uma conquista inigualável em sua história já marcada por grandes sucessos. Ter conseguido fazer com que os três propulsores retornassem do espaço sem danos e pousassem corretamente em suas respectivas plataformas economiza uma quantidade enorme de dinheiro para a empresa de Elon Musk – mas mais importante do que isso, ajuda a acelerar os novos avanços espaciais que vivemos atualmente, tornando viagens para fora da nossa atmosfera muito mais acessíveis.

Foi a primeira vez que a SpaceX teve sucesso com os três propulsores do Falcon Heavy. Em fevereiro do ano passado, as imagens do pouso de dois dos foguetes na base de lançamento da NASA impressionaram os espectadores, mas a terceira parte, que pousaria na plataforma marítima chamada Of Course I Still Love You (sim, esse é o nome oficial dela), acabou caindo no oceano.

Agora, o propulsor central do Falcon Heavy acertou com perfeição a plataforma marítima e vai ser resgatado pelos barcos da SpaceX que monitoram a região. Com tudo recuperado, após uma bateria de manutenção e testes, o Falcon Heavy vai poder voltar a passear no espaço muito em breve.

Os próximos passos da SpaceX incluem um segundo teste da Crew Dragon, a cápsula que pode levar passageiros até o espaço e que vai decolar, dessa vez, com três astronautas para levá-los até a Estação Espacial Internacional. Esse lançamento está programado para o dia 31 de julho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.