Sonda israelense fracassa e cai na Lua sem cumprir sua missão

1 min de leitura
Imagem de: Sonda israelense fracassa e cai na Lua sem cumprir sua missão
Imagem: revistagalileu

A ONG/Startup israelense SpaceIL tinha grandes expectativas de pousar na Lua o primeiro objeto feito pela humanidade totalmente financiado com dinheiro privado, mas a organização não conseguiu alcançar seu objetivo.

A SpaceIL confirmou nesta quinta-feira (11) que a Beresheet perdeu contato com sua base na Terra no momento da descida. Ainda assim, ela conseguiu transmitir uma selfie antes da queda. Como não há mais contato com o equipamento, supõe-se que ele foi destruído no processo de pouso.

selfie Beresheet Imagem transmitida pela Beresheet antes de ser destruída na tentativa de pouso (fonte: SpaceIL)

Caso tivesse chegado inteira, a sonda faria leituras eletromagnéticas no nosso satélite natural e mandaria um feed de vídeo e áudio para a Terra por pelo menos dois dias. A Beresheet, contudo, parecia mais uma forma de marcar presença na Lua do que de fato algo para estudá-la.

Mais uma forma de marcar presença na Lua do que de fato algo para estudá-la

O objeto levou vários artefatos israelenses para o espaço, tais como uma bíblia hebraica gravada em um disco metálico do tamanho de uma moeda e uma “cápsula do tempo” contendo a declaração de independência de Israel e lembranças do Holocausto.

Caso tivesse obtido sucesso, Israel teria sido a quarta nação a pousar algo na Lua, depois da URSS/Rússia, EUA e China. O lançamento foi feito por meio de um foguete da SpaceX em fevereiro deste ano. O custo total da missão foi de apenas US$ 100 milhões, uma pequena fração do que poderia ter alcançado caso adotada por uma agência espacial tradicional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.