Toyota quer construir rover lunar gigante para o Japão

1 min de leitura
Imagem de: Toyota quer construir rover lunar gigante para o Japão

A Toyota oficializou, nesta terça-feira (12), uma parceria com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) para a construção de um rover pressurizado que será enviado à lua até 2029. Ainda falta muito tempo, mas parece que a empresa está empolgada, pois já produziu um vídeo mostrando o jipe; Hiroshi Yamakawa, presidente da Jaxa, também confirmou que pretende concentrar as habilidades tecnológicas do país em projetos como esse para fortalecer a exploração espacial internacional.

O veículo, que parece ter saído do jogo Mass Effect, possui seis rodas, é totalmente pressurizado e funciona através de um sistema de energia solar fotovoltaica. O “pequenino” tem pouco mais de 5 metros de comprimento e 13 metros quadrados para os astronautas guardarem equipamentos e aproveitarem a viagem. A quantidade de energia armazenada faz que o rover seja capaz de percorrer até 10 mil quilômetros, podendo ser controlado remotamente. Além disso, os astronautas conseguirão viver dentro do equipamento sem a necessidade de trajes espaciais e, em casos de emergências, poderão acomodar outras duas pessoas.

Segundo Shigeki Terashi, vice-presidente da Toyota, a célula de combustível, que usa métodos limpos para geração de energia, emite apenas água como subproduto e consegue fornecer muita energia, então é viável para projetos com a Jaxa. "Como engenheiro, não existe felicidade maior do que ser capaz de participar desse plano lunar com as nossas tecnologias relacionadas a carros elétricos, células de combustível e veículos autômatos", afirmou durante o anúncio da parceria.

Abaixo, você pode conferir algumas imagens do veículo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.