Cabo submarino de Facebook e Microsoft quebra novo recorde de velocidade

1 min de leitura
Imagem de: Cabo submarino de Facebook e Microsoft quebra novo recorde de velocidade

A Infinera, fabricante de equipamentos de transmissão óptica, realizou novos testes no Marea, o cabo submarino construído e instalado em conjunto pelo Facebook e Microsoft, onde foi possível atingir a incrível taxa de transmissão de dados de 26,2 Terabits por segundo.

Em teoria, a capacidade total de transmissão de dados do Marea é de 160 Tbps. Em testes anteriores, a Infinera já havia conseguido a taxa máxima de 20 Tbps. Embora a taxa média de transferência seja de 9,5 Tbps, ele continua sendo o cabo submarino de maior capacidade do mundo.

Fonte: Foss Bytes

O mais importante para este feito, é que o novo recorde de velocidade na transmissão de dados foi alcançado sem a necessidade de upgrade na infraestrutura do cabo. Basicamente, apenas ajustes de otimização foram realizados. Os resultados surpreenderam os pesquisadores da Infinera, que puderam fazer o cabo superar antigos limites sem precisar de investimentos milionários.

Sempre que nos deparamos com taxas de transferências tão altas, tentamos imaginar como seria usar uma internet com essa capacidade no nosso dia a dia. De fato, desta vez, a velocidade é tão fora dos padrões para usuários domésticos, que não podemos avaliar no que ela poderia ser empregada.

O Marea funciona sob a responsabilidade da Telxius e liga as cidades de Virginia Beach, na Virgínia (EUA), até Bilbao, na Espanha, atravessando o oceano Atlântico. Ao todo, o cabo tem mais de 6,5 mil quilômetros de extensão e está em operação desde 2017.

Imagem: Microsoft 365
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365

O Office 365 agora é Microsoft 365! O pacote ainda inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.