Uma nova pesquisa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, pode trazer uma solução para todos que precisam ir para um lugar frio ou muito quente e não sabem direito que roupa levar. Isso porque cientistas e pesquisadores da univesidade criaram um tecido que pode se adaptar a temperaturas diferentes.

O tecido traz uma mistura de fios revestidos de nanotubos de carbono. O fio se expande ou retrai de acordo com o calor e a umidade, o que acaba mudando o espaço entre as fibras. Se o materiam estiver em condições quentes e úmidas, como a de um corpo suado, as fibras deixarão o calor passar. Em situações de clima frio e seco, o tecido não deixa o calor do corpo escapar.

"O corpo humano é o radiador perfeito. Ele gera calor rapidamente. Em toda a história, o único jeito de regular ele foi colocar ou tirar roupas. Esse tecido é um verdadeiro redirecionador desse radiador", disse Min Ouyang, professor de física e co-autor da pesquisa.

Imagem: Reprodução/University of Maryland

Cientistas esperam que o seu trabalho leve até a criação de roupas que se ajustam à temperatura do usuário, permitindo que a mesma roupa possa ser usada no frio ou no calor. Eles afirmaram que ainda é cedo para que o material seja produzido e comercializado, mas que estão confiantes na sua pesquisa.