China divulga primeiras fotos tiradas no lado oculto da Lua

1 min de leitura
Imagem de: China divulga primeiras fotos tiradas no lado oculto da Lua

Após conseguir pousar com sucesso uma sonda no lado oculto da Lua, a Administração Nacional Espacial da China divulgou neste domingo (6) fotos em alta resolução da região até então inexplorada do nosso astro. Elas mostram o rover Yutu 2 e a sonda Chang'e-4 analisando o terreno local.

Um dos objetivos da missão chinesa é examinar o Polo Sul lunar. Atualmente, os cientistas acreditam que esse local é uma cratera formada pela colisão com outro objeto há bilhões de anos. A expectativa é de que as sondas consigam coletar informações para calcular a data em que isso aconteceu e possivelmente revelar novidades sobre a formação do nosso sistema solar.

Embora seja popularmente conhecida como lado oculto da Lua ou lado sombrio da Lua, essa região não está necessariamente no escuro o tempo todo. Essa fama veio mais pelo fato de ser o lado que nunca fica de frente para a Terra, o que dificulta a exploração da região, já que há bastante interferência dos sinais de comunicação enviados até lá.

Para solucionar esse problema, a China enviou como parte da missão um satélite responsável por fazer a ponte entre a base de comandos terrestre e os objetos que estão na superfície do astro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.