Elon Musk defende cápsula submarina e responde aos críticos no Twitter

3 min de leitura
Imagem de: Elon Musk defende cápsula submarina e responde aos críticos no Twitter

A essa altura você já deve saber do bem-sucedido resgate de 12 garotos e seu treinador, que ficaram 18 dias presos em uma caverna na Tailândia. Provavelmente também está a par da cápsula construída pela SpaceX, empresa espacial do inventor sul-africano Elon Musk, que providenciou um pequeno submarino para ajudar na retirada das pessoas do local de difícil acesso. Pois bem, no final das contas, o compartimento não foi utilizado porque não seria adequado para a missão. Na manhã desta terça-feira (10), Musk usou o Twitter para defender sua criação e reclamar dos críticos — pois muitos chegaram a insinuar que a sua ajuda seria uma forma de ganhar espaço na mídia.

Bem, em primeiro lugar, Musk afirmou que Narongsak Osotthanakorn não seria o responsável pelo salvamento, como foi creditado pela BBC. Osotthanakorn foi quem disse que “o equipamento trazido para nos ajudar não tem uso prático em nossa missão”. De acordo com o dono da Tesla, o verdadeiro chefe da operação era Dick Stanton, com quem ele trocou emails e recebeu sinal positivo na continuidade de seu projeto.

Veja abaixo o tweet com a “comprovação” disso:

Ainda que para outros órgãos e membros da imprensa o ex-governador da província de Chiang Rai seja o líder do resgate, Musk destacou que Osotthanakorn “não é expert no assunto” como Dick Stanton é. Além disso, ele fez questão de dizer que o mini submarino pode realizar todo o trajeto do resgate e ser validado a qualquer momento.

Ele também afirmou que pode ser utilizado futuramente para “ajudar pacientes vulneráveis em ambientes perigosos, especialmente se houver água, gases tóxicos ou bactérias/vírus perigosos presentes, pois o paciente permanecerá seco e com pressão constante do ar durante todo o tempo”.

Musk até vinha deixando de lado o fato de seus esforços terem sido em vão para essa situação. Mas, as declarações um tanto quanto “frias” de Ossotthanakorn e o fato do não aproveitamento da cápsula ter virado piadinha na web — incluindo postagens sugerindo que estava agindo de forma oportunista — deixaram o inventor um pouco chateado.

Foi aí que ele fez questão de distribuir seu "tweet storm", para mostrar indícios de que sua cápsula submarina realmente funciona e que só é tratado pejorativamente como “bilionário”, ao invés de ser caracterizado como engenheiro e designer, quando suas criações são questionadas. “Ironicamente, o rótulo de "bilionário", quando usado pela mídia, é quase sempre destinado a desvalorizar e denegrir o assunto. Não fui chamado assim até que minhas empresas atingiram um certo tamanho, porém, a verdade é que ainda faço a mesma ciência e engenharia de antes. Apenas a escala é que mudou.”

O primeiro-ministro tailandês Prayut Chan-o-chau valorizou os esforços de Musk e sua equipe e disse que o mini submarino pode ser modificado e ajustado para outros usos no futuro breve. Bem, de qualquer forma, o importante é que os garotos e seu treinador estão salvos e que houve uma rápida movimentação para ajudar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.