Cientistas desenvolvem chip de longo alcance e baixo consumo de energia

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas desenvolvem chip de longo alcance e baixo consumo de energia

Os donos de dispositivos vestíveis, como smartwatches, sabem que o maior problema enfrentado por esses gadgets é sua comunicação que, muitas vezes, depende de um smartphone. Isso significa que, caso você se afaste do seu aparelho, ele pode sofrer limitações.

Porém, pesquisadores da Universidade de Washington propuseram uma alternativa para superar esses obstáculos e criaram um sistema composto por três dispositivos: um emissor de sinal de rádio, sensores que podem enviar informações e um receptor capaz de decodificar essa informação.

Chip e receptores

Esses sensores operam com baixíssimo consumo de energia, algo que, nos dispositivos disponíveis no mercado, é difícil de se ver – já que produtos com alta frequência costumam abusar da energia. Eles, por exemplo, usam mil vezes menos energia do que tecnologias atuais.

A configuração dos sensores pode transmitir dados em lugares como uma casa, em uma área de escritório com 41 quartos e em um acre de terras agrícolas. Além disso, o sistemapode ser aplicado, por exemplo, para funcionar dentro de uma lente de contato.

A maioria das funcionalidades desse sistema seria para questões relacionadas à saúde e em aplicações biológicas. Eles podem ser usados, por exemplo,  ??para detectar a umidade do solo, através de uma parcela de terras agrícolas, ou a poluição em uma cidade.

A expectativa da equipe é que o sistema esteja pronto e comece a ser comercializado até o próximo outono brasileiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.