Montadoras “tradicionais” lideram a corrida pelos carros autônomos

2 min de leitura
Imagem de: Montadoras “tradicionais” lideram a corrida pelos carros autônomos

Segundo a pesquisa realizada pela Navigant Research, são essas empresas que, possivelmente, segundo dados atuais, vão liderar o mercado de carros autônomos

No que diz respeito ao que se espera para o futuro próximo no universo dos veículos de passeio, muita gente acredita que as primeiras empresas a emplacar carros autônomos no mercado automobilístico são as mais recentes companhias de tecnologia do Vale do Silício. Porém, um estudo mostra que quem está mais à frente nessa corrida são exatamente as montadoras “tradicionais”, entre elas a Ford, a General Motors, a Renault-Nissan e a Daimler, dona da Mercedes.

Segundo a pesquisa realizada pela Navigant Research, são essas empresas que, possivelmente, segundo dados atuais, vão liderar o mercado de carros autônomos – aqueles que você não vai precisar dirigir, pois vão saber fazer tudo sozinhos.

Enquanto isso, companhias que, na teoria, seriam especializadas nessa área – como a Waymo, da Google, e a Tesla – seguem apenas como “possíveis concorrentes”. A Uber, que também anda com planos desse tipo, está mais longe ainda da dianteira.

O gráfico mostra as empresas que devem liderar o mercado de carros autônomos

Entendendo o estudo

O resultado da pesquisa foi apresentado em um gráfico cujos eixos representam Estratégia e Execução e as empresas foram categorizadas em quatro grupos de acordo com seus avanços nessas áreas: seguidores, desafiadores, pretendentes e líderes.

A Navigant Research levou em conta 10 critérios, que incluem capacidade de fabricação, desenvolvimento de tecnologia, estratégia, estabilidade, entre outros

Para posicionar as 18 empresas e montadoras analisadas, a Navigant Research levou em conta 10 critérios, que incluem capacidade de fabricação, desenvolvimento de tecnologia, estratégia, estabilidade, entre outros.

Em primeiro lugar, aparece a Ford, uma montadora clássica mais do que centenária que, mesmo ficando para trás da Tesla em termos de valor de mercado, está liderando a lista divulgada pelo instituto de pesquisa.

Confira a lista com as 10 empresas mais aptas a obter sucesso com os carros autônomos em ordem crescente:

  • 10) Hyundai
  • 9) Delphi
  • 8) Volvo / Autoliv / Zenuity
  • 7) Waymo
  • 6) BMW
  • 5) Volkswagen
  • 4) Daimler
  • 3) Renault-Nissan
  • 2) General Motors
  • 1) Ford

Carros autônomos da Ford em fase de testes

Chegando a hora

Várias dessas empresas entraram nesse mercado há pouco tempo, mas rapidamente cresceram através de aquisições, investimentos e contratação estratégica de pessoal

Segundo a pesquisa, “veículos autônomos estão rapidamente chegando a um nível de maturidade que vai permitir implantações iniciais para os consumidores. Um grande grupo de empresas está desenvolvendo ativamente sistemas automáticos de condução completos e os componentes que entram nesses sistemas, incluindo OEMs automotivos, fornecedores, empresas de tecnologia não automotiva e startups.

“Várias dessas empresas entraram nesse mercado há pouco tempo, mas rapidamente cresceram através de aquisições, investimentos e contratação estratégica de pessoal. Outras têm trabalhado em tecnologia de condução automatizada por décadas”, afirma o estudo. Talvez esse seja um dos principais motivos dessa disparidade: a experiência de anos na indústria automotiva em uma parte crucial do projeto de carros autônomos – o próprio carro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.