Segurança e privacidade para os seus arquivos

3 min de leitura
Imagem de: Segurança e privacidade para os seus arquivos

Algo bem comum quando um computador é compartilhado com outras pessoas é a grande exposição de seus arquivos.

Normalmente, um arquivo pode ser alterado e apagado por qualquer um, o que muitas vezes pode implicar em perdas irreparáveis.

Além disso, arquivos confidenciais que você apagou também, de uma maneira ou de outra, podem acabar sendo recuperados e acessados novamente. Para isso, o Baixaki vai lhes ensinar agora, caros usuários, a como proteger seus arquivos, como apagá-los sem deixar rastros e também a recuperar arquivos apagados por engano.

Protegendo seus arquivos

Uma das maneiras interessantes para se proteger arquivos e pastas é usando programas que os deixarão escondidos, podendo ser acessados somente através do próprio software e mediante a informação de uma senha que você definiu. É assim que funciona o System Vault, um aplicativo pequeno (apenas 267 KB) e bastante eficiente.

Neste programa, você informa uma senha ao abri-lo pela primeira vez e então poderá esconder arquivos e/ou pastas. Desta forma, eles não poderão ser encontrados através de buscas no Windows Explorer. Para acessá-los, abra o System Vault novamente e informe a senha para visualizar tudo o que ele escondeu.

SystemVault

Outro programa que funciona de maneira semelhante é o Free Hide Folder. Com um visual bem mais moderno e atraente do que o System Vault, este software também demanda a informação de uma senha mestre para que possa ser aberto. A partir de então, você pode esconder e exibir arquivos e pastas normalmente.

Free Hide Folder

Apagando arquivos definitivamente

Se você se preocupa em que os arquivos deletados de seu computador jamais possam ser recuperados, mesmo com programas que realizam esta operação, esta parte do texto irá lhe interessar. Mesmo quando apagamos um arquivo do sistema e depois da lixeira, ainda é possível recuperá-lo.

Para isso, existem programas como o SoftAmbulance Free File Eraser. Neste programa encontra os arquivos a serem apagados clicando em “Add Files” e depois segue adiante. Ao confirmar sua exclusão, ela será feita de maneira definitiva e estes arquivos não poderão ser recuperados.

SoftAmbulance Free Eraser

Um pouco mais complexo, porém com mais opções de exclusão, o EZ Wipe é uma boa alternativa ao programa citado anteriormente. Este software funciona a partir do Menu de Contexto do Windows, ou seja, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo e escolher a opção “EZ Wipe”.

Na janela do programa que surgirá na tela, escolha o método de exclusão a ser utilizando, lembrando que quanto mais para baixo ele estiver na lista, mais seguro e mais lento será. De qualquer maneira, este aplicativo é uma excelente forma de garantir a privacidade dos arquivos que você apagou em sua máquina.

EZ Wipe

Recuperando arquivos excluídos

É difícil encontrar alguém que nunca tenha apagado um arquivo por engano e depois quase mordeu o pé da mesa por não saber o que fazer. Muitas vezes é possível recuperar o arquivo mesmo que ele tenha sido deletado também da lixeira. Um programa que é capaz de realizar esta recuperação é o Undelete Plus.

Undelete Plus

Nele, você deve selecionar o local (drive ou pasta) que deseja fazer a busca por arquivos deletados e então o processo começa. Dependendo do tamanho do local, esta pesquisa pode ser um tanto quanto demorada, porém, é muito completa. Ao final, você terá em uma aba à esquerda o resumo dos tipos de arquivos, facilitando o encontro de algo específico.

Menor e mais simples do que o Undelete Plus, o Restoration também possui a função de recuperar arquivos excluídos recentemente. Este programa dispensa a instalação e ainda permite que você digite parte do nome do arquivo apagado, caso procure por algo em especial.

Restoration

É importante ressaltar que nem todos os arquivos podem ser recuperados. Inclusive alguns recuperados podem estar corrompidos, o que acaba por comprometer o seu funcionamento normal. De qualquer maneira, não custa nada tentar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.