Ataques cibernéticos devem acontecer no dia da abertura da Copa, diz PF

1 min de leitura
Imagem de: Ataques cibernéticos devem acontecer no dia da abertura da Copa, diz PF
Imagem: Cibercult

Ao que tudo indica, parece que alguns grupos estão se unindo para realizar um grande número de invasões a diversos sites e sistemas ligados ao governo em 12 de junho, dia de abertura da Copa do Mundo. A descoberta foi feita pelo setor de inteligência da Polícia Federal.

Durante uma monitoria em redes sociais, foram encontradas mensagens indicando as ações. Uma conta do Twitter associada ao grupo Anonymous, por exemplo, publicou o seguinte: “hackers, uni-vos, dia 12 de junho começa a temporada de DDOS.gov [tipo de ataque com o intuito de congestionar sites com várias conexões realizadas ao mesmo tempo] (...) preparem seus canhões”.

Vale mencionar que desde a semana passada o Itamaraty vem sofrendo vários ataques de forma gradativa. Não há indícios de quantas tentativas ocorreram em sites oficiais, mas a PF informa que esses números quadruplicaram.

Numa dessas tentativas, foi publicado um banner com ideias contrárias à realização da Copa do Mundo na página de intranet do ministério. Além disso, alguns usuários de emails foram capturados e utilizados para a realização de ações contra o evento esportivo, e há investigações em andamento para descobrir se houve vazamento de documentos sigilosos.

Até o momento, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, responsável pela segurança da informação e das comunicações dos sistemas do governo, não se manifestou sobre o assunto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.