Hackers russos tinham malwares espiões nas redes sociais – e você nem notou

1 min de leitura
Imagem de: Hackers russos tinham malwares espiões nas redes sociais – e você nem notou
Imagem: Digital Trends

Não é novidade para ninguém que hackers costumam ser bastante criativos em suas técnicas de invasão. Mas um grupo russo conhecido como Turla (o mesmo que chegou a usar satélites para garantir seu anonimato online) chamou a atenção recentemente por sua engenhosidade extra em uma de suas táticas: esconder suas tentativas de invadir servidores em posts no Instagram de celebridades.

De acordo com um relatório publicado por pesquisadores do provedor de antivírus Eset, o grupo estaria utilizando um trojan para postar comentários específicos no Instagram oficial de ninguém menos do que a cantora Britney Spears. O malware em si vinha perfeitamente disfarçado de uma extensão para Firefox, sendo disponibilizada através do site de uma companhia de segurança não-revelada da Suíça.

A parte mais surpreendente é que essas mensagens nem mesmo dão qualquer indicação disso: como você pode conferir no post em destaque abaixo, ele parece apenas mais uma mensagem de elogios. Com a ajuda de um software, os hackers são capazes de identificar qual é a mensagem certa usando um cálculo inteligente de criptografia, contendo um link para que eles se conectem ao computador infectado.

Acredite se quiser, essa mensagem é, na verdade, uma URL disfarçada

A boa notícia é que ao menos a equipe do Firefox já está trabalhando para fazer com que a extensão da Turla não funcione mais. A má notícia é que, se houver uma nova versão para esse malware, ele deve vir ainda mais difícil de ser identificado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.