Memória de grafeno pode ser armazenamento perfeito para celulares flexíveis

1 min de leitura
Imagem de: Memória de grafeno pode ser armazenamento perfeito para celulares flexíveis

Há alguns bons anos, as principais empresas do setor mobile vêm brincando com a ideia de produzir smartphone flexíveis, sejam modelos que podem ser dobrados para assumir formas mais compactadas ou opções vestidas pelo usuário. A barreira para esses projetos – além da grana, claro – costuma ser uma só: a tecnologia para fazer com que os componentes acompanhem essa estrutura maleável.

Embora as telas já estejam bem encaminhadas nesse sentido, com diversas fabricantes do setor ostentando displays flexíveis e completamente funcionais, outras peças ainda sofrem com o “origami” necessário para levar essa empreitada adiante. Felizmente, pesquisadores da Universidade de Exeter conseguiram recorrer à boa e velha ciência de materiais para desenvolver um armazenamento mobile que deve substituir a memória flash com vantagens nos futuros celulares dobráveis.

De quebra, o material é inteiramente transparente

Ele também é extremamente maleável e pode fazer parte de equipamentos vestíveis

Baseado em partículas de grafeno, esse novo “HD” é mais rápido, menor e, por mais incrível que pareça, capaz de armazenar mais informações que os armazenamentos atuais da categoria. Ah, claro que ele também é extremamente maleável e pode fazer parte de equipamentos vestíveis sem nenhum tipo de problema. Segundo um dos autores do projeto, o óxido de grafeno já foi utilizado anteriormente para a fabricação de memórias, mas o resultado eram componentes grandes e lentos, feitos para produtos baratos do mercado.

“Nossa memória híbrida de óxido de grafeno e óxido de titânio, no entanto, mede apenas 50 nanômetros de extensão e 8 de espessura, além de apresentar velocidades de escrita e leitura de menos que 5 nanosegundos”, explica o professor David Wright. Caso tenha ficado interessado na tecnologia – que acompanha os passos de baterias flexíveis de íon-lítio – é melhor ter paciência. Isso porque ainda pode levar alguns bons anos até que a pesquisa seja adotada por empresas como Samsung para aplicação em massa no setor. Curtiu a novidade?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.