Na folia: os apps que não podem faltar no seu smartphone durante o Carnaval

4 min de leitura
Imagem de: Na folia: os apps que não podem faltar no seu smartphone durante o Carnaval

Um dos feriados mais esperados do ano se aproxima, quando boa parte da população brasileira viaja para os mais variados destinos com a intenção de cair na folia.

Seja nos sambódromos do Rio e de São Paulo, no Pelourinho de Salvador, nas ruas de Ouro Preto, nas travessas de Olinda ou onde mais você imaginar, pular, dançar e paquerar são as palavras de ordem do Carnaval.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pode não parecer, mas até nesses momentos de descontração a tecnologia pode proporcionar facilidades. E pensando nisso nós selecionamos alguns aplicativos que não podem faltar no seu smartphone ou tablet durante essa gigantesca festa popular. Não importa se você possui Android, iOS ou Windows Phone, aqui você encontra ferramentas para tornar o seu eletrônico um kit de ferramentas carnavalesco.

Caindo na folia

Um tipo de aplicativo realmente indispensável é aquele que oferece informações e dicas sobre as atrações e as festas disponíveis na cidade em que você planeja passar o Carnaval. Por exemplo, se você pretender festejar na capital paulista, o app Carnaval de Rua 2015 São Paulo (Android, iOS e Windows Phone) traz todos os detalhes dos blocos de rua que circularão pelo município.

Caso o seu destino seja a Cidade Maravilhosa, uma boa opção de software é o Carnaval 2015 O Globo (Android e iOS). Aqui, o foco também é na folia de rua, ou seja, os blocos nos quais qualquer folião pode seguir e dançar.

Para quem possui um aparelho com o sistema operacional móvel da Microsoft, nossa sugestão para o Rio de Janeiro é o programa GRES2015Rio (Windows Phone), que permite acompanhar tudo sobre os desfiles do grupo especial do Carnaval local. Aqueles que vão para outros lugares podem experimentar ainda o CarnaUOL (Android e iOS) ou o Carnaval 2015 Brasil (Android).

É melhor se prevenir

Como diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar. Além disso, uma pessoa precavida nunca é pega de surpresa por intempéries do clima ou outras situações incômodas ou constrangedoras. Para que você não acabe saindo com a fantasia errada, é prudente dar uma conferida na previsão do tempo, o que pode ser feito pelo Climatempo (Android, iOS e Windows Phone).

Com a certeza de não passar frio ou calor na avenida, você pode se preocupar então em não passar “aperto”. Se você já pulou algum Carnaval, sabe que a mistura de comidas e bebidas dos mais variados tipos nem sempre “cai bem”. Mas com o Piriri App (Android e iOS) ao seu lado, você não precisa se preocupar. Se aquela vontade de se aliviar vier com tudo, esse programa indicará para você o banheiro mais próximo de você — informando inclusive o nível de limpeza do local e se ele é gratuito ou pago.

Azaração total

O Carnaval também é uma festa famosa pelo clima de azaração, e o seu eletrônico pode se tornar uma arma infalível para tal finalidade. O primeiro app que você pode usar a seu favor é o Tinder (Android e iOS), pesquisando possíveis paqueras que estão nas proximidades e quebrando o gelo com uma primeira conversa.

Outros softwares com essas mesmas características são o Hot or Not (Android, iOS e Windows Phone) e o Beija Eu (Android) — esse último é um aplicativo nacional desenvolvido especificamente para o Carnaval brasileiro. Para quem prefere também conferir a aparência daquela gatinha ou daquele gatinho que está por perto, uma boa pedida é o Snapchat (Android e iOS), que basicamente é uma rede social de compartilhamento de fotos.

Ok, você achou o seu par perfeito por um desses aplicativos. Agora, como você vai encontrá-lo no meio de centenas e até milhares de pessoas? Calma, para isso existe o LookFor (Android e iOS). Esse programa faz com que o seu celular vire um verdadeiro sinalizador, piscando a tela dele sem parar com as mais variadas cores. Assim, você pode ativar o app e erguer o aparelho para que a sua paquera o localize.

A má notícia é que este programa possui apenas uma versão paga. Contudo, você pode utilizar a ideia do seu funcionamento adaptando-a com o bom e velho jeitinho brasileiro. Em outras palavras, você pode usar o modo sequencial do flash do seu smartphone para indicar a sua localização, sem gastar um centavo com isso.

Quando for preciso se locomover

É inevitável que em algum momento do seu feriado seja preciso se locomover por distâncias mais longas. Quando essa necessidade surgir, você pode utilizar o Uber (Android, iOS e Windows Phone) para encontrar e contratar motoristas particulares para levá-lo até a próxima festa. Se você preferir, é possível pedir táxis por meio do 99Taxis (Android, iOS e Windows Phone) ou do Easy Taxi (Android, iOS e Windows Phone).

Aos que pretendem sair de casa com o carro para pular o Carnaval, é essencial levar um GPS, de preferência um que acompanhe o tráfego e sugira rotas alternativas para que você não acabe em congestionamentos intermináveis e possa aproveitar mais tempo do seu feriado. Para tanto, nossas indicações são o Waze (Android, iOS e Windows Phone) e o Here (Android e Windows Phone).

Na hora de descansar o esqueleto

Após passar horas pulando que nem pipoca, nada melhor do que tomar um banho relaxante e deitar em uma cama confortável. Para encontrar uma pousada ou um hotel para descansar o esqueleto, algumas das alternativas são o Hotel Urbano (Android, iOS e Windows Phone) e o Booking.com (Android, iOS e Windows Phone).

Se você está atrás também de passagens de avião para chegar na cidade onde passará o Carnaval ou voltar para casa, não deixe de experimentar o KAYAK (Android, iOS e Windows Phone) e o Decolar.com (Android, iOS e Windows Phone). Caso já tenha adquirido os seus tickets, você pode ficar de olho se o voo não está atrasado com o Infraero Voos Online (Android, iOS e Windows Phone).

.....

Obviamente, esses são apenas alguns dos aplicativos que podem ser muito úteis para você festejar o Carnaval. Você conhece mais alguma sugestão de app carnavalesco ou que possa ajudar os foliões? Então deixe as suas sugestões no espaço destinado para comentários abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.