10 aplicativos para facilitar a vida de quem usa carro nas cidades

10 min de leitura
Imagem de: 10 aplicativos para facilitar a vida de quem usa carro nas cidades

Se você vive em centros urbanos grandes do Brasil, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e mais tantas outras cidades legais espalhadas por aí, sabe o quanto é complicado viver nessas selvas de pedra cheias de gente, prédios, veículos, avenidas e muito mais, especialmente quando o quesito é a locomoção.

Nesses casos, quem tem uma grana extra e prefere não depender do transporte público para andar por aí certamente utiliza um carro para ir aonde quer ou precisa, mas isso envolve uma série de cuidados que os pedestres ignoram. Com a popularização dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, uma série de facilidades em forma de aplicativos surgiu com o tempo para tornar tudo mais fácil para os motoristas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nosso objetivo foi encontrar aplicativos que de fato facilitassem serviços ou atividades que envolvam a direção e nossas adoradas 'charangas'

Montamos uma lista com 10 apps que podem ser interessantes para quem diariamente bota a mão no volante e o pé na tábua pelas cidades. Nosso objetivo foi encontrar aplicativos que de fato facilitassem serviços ou atividades que envolvam a direção e nossas adoradas "charangas", indo desde mapas informativos, passando por organizadores, calculadoras e contratação de serviços essenciais.

Então, sente-se confortavelmente, aperte o cinto e descubra alguns apps que podem tornar sua vida de motorista um pouco mais simples:

Waze (Android e iOS)

Esse quase todo mundo já conhece. O Waze é um dos mais populares navegadores por GPS e oferece uma porção de funções além de apenas levar você direitinho aonde você quer. Nele, é possível encontrar pontos de interesse, como postos de gasolina, restaurantes, museus e outros locais; saber as velocidades definidas nas vias de cidades e estradas e, por último, mas não menos importante, a situação do trânsito por aí.

O Waze é totalmente interativo e depende dos avisos dos usuários para reportar coisas como buracos, acidentes e presença da polícia nas vias

Foi com o Waze que os motoristas se acostumaram a “prever” os tempos de viagens de acordo com os engarrafamentos, visto que anteriormente os caminhos eram descobertos naqueles aparelhos apenas de GPS que dificilmente se conectavam à internet.

Além disso tudo, o Waze é totalmente interativo e depende dos avisos dos usuários para reportar coisas como buracos, acidentes e presença da polícia nas vias. Os motoristas também podem alertar sobre alterações em ruas e avenidas, que serão avaliadas primeiramente antes de serem ativadas no mapa. Para baixar o Waze em seu smartphone com Android, clique neste link. Já a versão para iOS pode ser baixada aqui.

Waze

Google Maps (Android)

O famoso mapa da Google é extremamente útil para os motoristas e vem aperfeiçoando cada vez mais seu funcionamento. Além de levar você por aí pelas ruas de qualquer lugar, ele informa o trânsito e alguns incidentes de trânsito usando dados do Waze, o app comprado pela Google em 2013 por US$ 1,1 bilhão.

Também é possível observar os lugares do mapa com visão de satélite e até a vista da rua, usando o recurso Street View

Com o Google Maps você encontra uma série de pontos de interesse cheios de informações, fornecidas tanto pelos responsáveis pelo local quanto por outros usuários. Nele, também é possível visualizar os lugares do mapa com visão de satélite e até a vista da rua, usando o recurso Street View. Isso ajuda bastante quando você quer ver exatamente “a cara” do lugar aonde você está indo.

Dispositivos com Android geralmente já vêm com o Google Maps instalado, mas caso você não o tenha em seu aparelho, é possível baixá-lo através desse link.

Google Maps

Aqui Alaga (Android/iOS)

O Aqui Alaga é um serviço exclusivo para a cidade de São Paulo, que tanto sofre com as enchentes e os alagamentos no período de chuvas e tempestades, geralmente indo de meados de novembro até pelo menos final de março.

Nesse app, você recebe informações sobre regiões que estão sofrendo com o acúmulo de água e possuem vias parcial ou totalmente bloqueadas, usando informações diretamente do CGE, o Centro de Gerenciamento de Emergências.

Você recebe informações sobre regiões que estão sofrendo com o acúmulo de água e possuem vias parcial ou totalmente bloqueadas, usando informações diretamente do CGE

No Aqui Alaga, você vê quantas ocorrências foram registradas pelo órgão responsável e quantas foram relatadas pelos próprios usuários. Você também pode alertar sobre locais com enchentes ou até mesmo informar sobre localizações que não sofrem com alagamentos.

Com ele instalado no smartphone, você recebe notificações em tempo real quando houver algum problema desse tipo na cidade. Para baixar o Aqui Alaga em seu smartphone com Android, clique neste link. Já a versão para iOS pode ser baixada aqui.

Aqui Alaga

Drive Awake (Android/iOS)

O Drive Awake é um aplicativo muito criativo e inteligente criado por uma rede tailandesa de cafeterias chamada Café Amazon. O que ele faz? Detecta se os olhos do motorista estão se fechando por causa de sono e emite um alerta sonoro para acordar o condutor.

E como ele faz isso? Realizando uma varredura através da câmera do dispositivo e detectando os olhos do usuário. Para quem dirige muito por aí durante a noite, pode ser uma ótima ajuda para se manter acordado e evitar acidentes.

Quando ele percebe que os olhos do motorista estão fechados, além de tocar um alarme, sugere que o condutor tome um café para ficar mais ligado

A sacada do app é que, quando ele percebe que os olhos do motorista estão fechados, além de tocar um alarme, sugere que o condutor tome um café para ficar mais ligado e abre um mapa com o caminho para o Café Amazon mais próximo.

Como todas as lojas ficam na Tailândia, essa parte certamente não vai funcionar aqui, mas a detecção dos olhos funciona relativamente bem, desde que o celular esteja bem posicionado. Para baixar o Drive Awake em seu smartphone com Android, clique neste link. Já a versão para iOS pode ser baixada aqui.

Fuelio (Android)

O aplicativo Fuelio vai ser o seu melhor amigo na hora de cuidar do seu carro. Com ele, você registra os veículos que mais costuma utilizar e gerencia tudo a respeito dele, desde o consumo de combustível até os gastos com manutenção. Você insere quilometragem, valor da gasolina (ou etanol, ou diesel), quanto o carro consome, e o app calcula tudo e guarda cada abastecida.

Você pode acessar absolutamente todos esses dados em uma enorme variedade de formatos, como relatórios escritos, gráficos e outros tipos de estatísticas, inclusive com informações linkadas a um mapa

Outras despesas, como trocas de óleo, de filtros ou de outras peças e muito mais, podem ser registradas também. No final, você pode acessar absolutamente todos esses dados em uma enorme variedade de formatos, como relatórios escritos, gráficos e outros tipos de estatísticas, inclusive com informações linkadas a um mapa, que mostra seus postos de gasolina favoritos e onde está mais em conta abastecer.

Com o Fuelio, você certamente vai conseguir manter um controle muito maior. Para baixar o app em seu smartphone com Android, clique neste link.

Fuelio

EconoFlex (Android)

O EconoFlex é uma ferramenta bem simples, mas que faz um cálculo bastante importante nesse tempo de instabilidade econômica, flutuação de preços e, claro, com a popularidade consagrada dos carros com motor Flex, que funcionam tanto com gasolina quanto com etanol.

Basta colocar o preço da gasolina no posto de sua preferência e ele avisa: 'Só vale colocar etanol se estiver mais barato que...'

Basta sacar seu celular com o aplicativo instalado para descobrir qual dos dois combustíveis vale mais a pena. Tudo depende do preço, é claro, e você já deve ter aprendido por aí que o desempenho do álcool é aproximadamente 70% menor que o da gasolina, ou seja, só vale a pena usar etanol quando ele também custa 70% a menos.

Para evitar ficar quebrando a cabeça naquela matemática que já não é a mesma da época do colégio, o EconoFlex diz para você rapidinho o que vale mais. Basta colocar o preço da gasolina no posto de sua preferência e ele avisa: “Só vale colocar etanol se estiver mais barato que...”. Simples e eficaz. Para baixar o app em seu smartphone com Android, clique neste link.

EconoFlex

Car Dashdroid (Android)

Dirigir e usar o celular ao mesmo tempo para conversar ou mandar mensagens de texto, além de ser uma infração de trânsito, é perigoso tanto para o próprio motorista quanto para outros condutores e, claro, pedestres. Por isso, na hora de usar os outros recursos que o smartphone oferece, é bom tomar cuidado.

Com o Car Dashboard, você vê hora, clima, data, local e pode acessar contatos, músicas, a navegação por GPS, além de ativar os comandos de voz do celular

É isso que o Car Dashdroid faz: deixa o seu aparelho parecido com as centrais multimídia que alguns carros mais recentes possuem. Na tela, botões grandes com funções específicas – e permitidas de serem usadas – são mostrados e você pode personalizar cada um deles para acessar seus apps favoritos.

Com o Car Dashboard, você vê hora, clima, data, local e pode acessar contatos, músicas, a navegação por GPS, além de ativar os comandos de voz do celular. Além de você escolher qual app será aberto por cada um dos botões, essa interface ajuda a regular recursos como o Bluetooth, o brilho da tela e outras configurações. Para baixar o aplicativo em seu smartphone com Android, clique neste link.

Car Dashdroid

Nos Trinques (Android)

O uso frequente do carro, ainda mais em cidades com problemas de trânsito, pode causar uma série de avarias e exigir atenção especial com a manutenção do veículo. A vida corrida dos grandes centros urbanos, às vezes, não nos deixa tempo de sobra para ir atrás de um mecânico, muito menos de abrir mão de nossos automóveis pelo tempo necessário para ele ser arrumado.

Nos Trinques é uma espécie de “Uber da mecânica”, através do qual é possível contratar serviços de mecânica de todos os tipos em domicílio

Para isso, existe o Nos Trinques, uma espécie de “Uber da mecânica”, através do qual é possível contratar serviços de mecânica de todos os tipos em domicílio. Basta se cadastrar no serviço, informar o modelo do seu carro e seu endereço, e um mecânico profissional vai visitá-lo para fazer o orçamento do problema.

Outros serviços mais básicos, como troca de óleo e de filtros, possuem valores fixos que podem ser conferidos no próprio aplicativo. Para baixar o Nos Trinques em seu smartphone com Android, clique neste link. Você também pode acessar a plataforma via Web.

Nos Trinques

Easy Carros (Android/iOS)

É o lava-rápido em domicílio: você agenda, eles vão até a sua casa e fazem todo o serviço de limpeza na sua própria garagem

O Easy Carros é outro serviço que atende o consumidor sem que ele tenha que sair do conforto do lar. É o lava-rápido em domicílio: você agenda, eles vão até a sua casa e fazem todo o serviço de limpeza na sua própria garagem. É possível escolher o tipo de lavagem e outros serviços, como enceramento, polimento, higienização interna etc.

Eles já atendem nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campinas de acordo com a disponibilidade de profissionais no momento. No caso específico de São Paulo, existe o Easy Carros Express: se você agendar com uma antecedência de pelo menos 4 horas, o serviço é realizado ainda no mesmo dia. Para baixar o app em seu smartphone com Android, clique neste link. Já a versão para iOS pode ser baixada aqui.

Easy Carros

ReadItToMe (Android)

O aplicativo ReadItToMe serve para transformar textos do seu celular em áudio, evitando que você perca a atenção para ler mensagens de texto ou outras coisas escritas no smartphone. Ele é capaz de processar o texto de SMSs, mensagens de apps de comunicação ou de qualquer notificação do seu aparelho em diversas línguas, ou seja, mesmo as coisas em português são lidas em voz alta corretamente pelo ReadItToMe.

Ele é capaz de processar o texto de SMSs, mensagens de apps de comunicação ou de qualquer notificação do seu aparelho em diversas línguas

Você também pode configurar e personalizá-lo completamente para que ele leia apenas o que você deseja e no idioma correto, visto que muitas coisas podem estar em inglês também. A versão paga do aplicativo permite que você responda a tudo com comandos de voz, sendo possível redigir mensagens inteiras e enviá-las sem tocar nem olhar para o celular. Para baixar o app em seu smartphone com Android, clique neste link.

ReadItToMe

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.