Por motivo de segurança, Apple retirou vários adblockers da App Store

1 min de leitura
Imagem de: Por motivo de segurança, Apple retirou vários adblockers da App Store
Imagem: Been Choice

Somando-se à cada vez mais longa lista de aplicativos que estão sumindo da App Store, temos agora a retirada de vários apps usados pelo público para evitar os banners de propaganda de sites – os famosos adblockers – em uma decisão feita pela própria Apple.

Uma ação como essas não vem sem motivo, vale notar. Segundo o jornal Reuters, aqueles que foram retirados da loja são apenas os aplicativos que utilizam certificados root para monitorar as informações que chegam ao seu smartphone e, por sua vez, bloquear as propagandas. Isso, todavia, deixaria seu aparelho vulnerável a ataques pela brecha criada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para ajudar aqueles que estão potencialmente em risco pela instalação do software, a Apple avisou que disponibilizará uma página de suporte para ajudar aqueles que instalaram os apps com certificado root de seus dispositivos.

Retirada temporária, apenas

Felizmente, enquanto vários jogos a desaparecerem da loja recentemente provavelmente não vão voltar, a gigante de Cupertino garantiu que esse não será o caso para os adblockers. Para tal, ela já está trabalhando em conjunto das desenvolvedoras dos apps retirados do ar para se adequar às novas normas estabelecidas pela empresa.

Confira a declaração oficial da Apple sobre o assunto:

“A Apple está profundamente comprometida a proteger a privacidade e segurança do consumidor. Nós removemos alguns apps da App Store que instalam certificados root que permitem o monitoramento dos dados de rede do consumidor que possam, por sua vez, ser usados para comprometer soluções de segurança SSL/TLS. Nós estamos trabalhando de perto com esses desenvolvedores para rapidamente colocar seus apps de volta na App Store, enquanto garantindo que a privacidade e segurança do consumidor não estão em risco.”

Com isso, ao menos quem foi afetado pela decisão pode ficar tranquilo. Afinal, é só uma questão de esperar até que os aplicativos estejam de volta, melhores e mais eficientes.

Porque bloqueadores de propagandas /popups etc não tem sido tão eficientes ? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.