Android Lollipop: como criar usuários múltiplos em seu celular ou tablet

1 min de leitura
Imagem de: Android Lollipop: como criar usuários múltiplos em seu celular ou tablet
Imagem: Techno Buffalo

A adição e gerenciamento de usuários múltiplos e convidados em um único aparelho é uma das opções que o sistema operacional para mobiles da Google oferece aos clientes de seus dispositivos móveis. E executar esta ação junto do Android 5.0 Lollipop é também possível.

Este recurso, vale dizer, está presente em edições prévias do Android. Realizar a operação por meio da versão atualizada do sistema ficou ainda mais fácil. Neste simples e rápido tutorial, você vai aprender e gerenciar e adicionar usuários e convidados em um único aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas, afinal, por que ativar este recurso? A adição de um ou mais usuário a seu smartphone ou tablet faz com que a privacidade das pessoas seja protegida. Esta ferramenta se assemelha à função executada pelo sistema Windows: você pode garantir que seus dados não serão acessados por curiosos adicionando um perfil para usuários ou visitantes.

Então prepare-se para criar ambientes completamente diferentes – é como se seu celular se multiplicasse em dois ou mais aparelhos, uma vez que o conteúdo de uma e outra conta ficam devidamente separados.

Interface de usuário

Deslize pela parte superior da tela de seu Android e, abertas as notificações, toque sobre o ícone de seu perfil – se você estiver logado junto do Google+, uma foto deverá aparecer. A interface de sua conta será então aberta; é justamente nesta aba que a adição de novos usuários ou de convidados pode ser feita.

Opções para a criação ambos os tipos de contas serão exibidas. Se um novo usuário for adicionado, você terá de gastar alguns poucos minutos e configurar os dados básicos do perfil criado. A interface para o novo usuário não irá se comunicar com a “original”. A alteração de contas pode ser feita por meio da parte superior do display de seu smartphone ou tablet.

Como deletar contas criadas?

Deletar perfis de usuários ou de clientes novos é tão fácil quanto adicioná-los. Acesse a tela de notificações como se outra conta estivesse prestes a ser criada.

Toque sobre a opção “Mais Configurações” e visualize todos os perfis existentes em seu aparelho. Clique sobre o usuário que deverá ser removido e ative a opção de exclusão mostrada ("Excluir usuário do dispositivo").

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.