Android Auto chegará ao Brasil na primeira quinzena de abril; saiba mais

3 min de leitura
Imagem de: Android Auto chegará ao Brasil na primeira quinzena de abril; saiba mais

Aqueles que aguardavam ansiosos pelo lançamento do Android Auto não vão precisar esperar muito tempo para conferir essa novidade em terras tupiniquins. Em um evento realizado em São Paulo nesta quarta-feira (23), a Google anunciou que o aplicativo estará disponível para o público brasileiro a partir da primeira quinzena de abril.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Caso precise de uma refrescada na memória, o Android Auto é um aplicativo que proporciona aos usuários as mesmas experiências que eles possuem em seus smartphones na tela situada no painel do carro. Utilizando um cabo USB, é possível ter acesso a vários recursos, entre eles o Mapas, o Google Play Música e muitos outros.

Conectividade, segurança e facilidade de uso

Mais que um subtítulo, os três conceitos apresentados acima foram considerados pela Google ao desenvolver o Android Auto. Tendo em vista que atualmente há mais usuários interessados em conectividade em seus veículos, entregar um recurso como esse se mostrou a saída mais lógica para a Gigante das Buscas.

Graças ao Projected Mode, o usuário terá acesso a diversos recursos, como informações sobre clima (cortesia do Overview), possibilidade de utilizar o Google Mapas para navegar (oferecer acesso ao Waze está nos planos, mas não foi mencionado quando isso deve acontecer), opção de acessar serviços como Google Play Música, Deezer e Spotify e recursos de voz.

Entretanto, não são apenas aplicativos conhecidos internacionalmente que terão vez no Android Auto. No evento de hoje, Flavio Ferreira, executivo da Google responsável pelo Android na América Latina, mencionou que alguns aplicativos já estão preparados para interagir com a tecnologia, como o Vagalume Radios, o Simple Radio e o Super Player. Há outros softwares a caminho, os quais serão divulgados futuramente.

Alguns aplicativos latinos também vão funcionar no Android Auto

Para ativar todos os recursos mencionados, haverá duas possibilidades: tocar no painel ou usar o microfone que virá embutido nos volantes dos carros (veja mais abaixo os modelos que já possuem centrais compatíveis com a tecnologia). Recorrer à voz é o meio mais fácil, já que os toques na tela não vão funcionar em determinadas situações se o veículo estiver em movimento – uma forma de garantir que sua atenção estará no lugar certo enquanto dirige.

E quais são os carros compatíveis com o Android Auto?

Evidentemente, a ideia da Google é fazer com que cada vez mais modelos de carros ofereçam suporte à tecnologia. Entretanto, no momento há modelos de apenas três montadoras equipados com centrais de entretenimento compatíveis com o Android Auto: Chevrolet, Volkswagen e Honda (a lista vai aumentar posteriormente).

Confira cada carro a seguir:

  • Chevrolet: novo Cobalt
  • Volkswagen: novo Gol, novo Voyage, nova Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox, SpaceCross, Golf, Jetta, novo Passat, Tiguan e Fusca
  • Honda: Accord

Outras empresas vão fazer parte dessa relação posteriormente

De todas as montadoras, apenas a Volkswagen informou que vai oferecer a central de entretenimento direto de fábrica. Aqueles que adquirirem um veículo da montadora terão a oportunidade de incluir o adicional por R$ 2,5 mil, segundo dado passado por Luis Figueiredo, funcionário do setor de Comunicação da montadora, à equipe do TecMundo.

Tendo em vista que atualmente há mais usuários interessados em conectividade em seus veículos, entregar um recurso como esse se mostrou a saída mais lógica para a Gigante das Buscas

Se a essa altura você estiver perguntando sobre a possibilidade de adicionar a central multimídia de outra forma, há uma opção vinda da Pioneer: o AVIC-F70TV, que traz uma tela de 7 polegadas, TV digital integrada, GPS controle remoto, operação multi-touch e outros recursos pelo preço sugerido de R$ 2.799.

Aliás, é válido mencionar que o Android Auto funciona a partir de aparelhos que estão atualizados pelo menos com a versão Lollipop do sistema da Google – o que talvez não seja um grande problema para a maior parte dos amigos do robozinho verde.

Aplicativos compatíveis

E já que estamos falando de integração e Android, a relação que você confere a seguir indica todos os aplicativos que já possuem versões compatíveis com o Android Auto. Confira:

Você está curioso para conferir o Android Auto funcionando no Brasil? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.