Anatel disponibiliza app oficial para testar banda larga móvel no iOS

1 min de leitura
Imagem de: Anatel disponibiliza app oficial para testar banda larga móvel no iOS

(Fonte da imagem: Reprodução/App Store)

Nesta semana, por meio de nota à imprensa, a Anatel informou que o programa para aferição da velocidade e da qualidade do sinal da banda larga móvel na plataforma da Apple já está disponível.

O aplicativo foi desenvolvido pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) em atendimento à resolução nº 575/2011 da Agência Nacional de Telecomunicações e como parte do processo de medição dos indicadores de qualidade das redes de telecomunicações.

O software é gratuito, compatível com o iOS 5.1 ou superior, já pode ser baixado na App Store e tem sua segurança garantida pela desenvolvedora, não permitindo o acesso a conteúdos de ligações ou mensagens de texto.

Entre as características analisadas pelo EAQ, como foi batizado o app, estão velocidades de download e upload, latência, jitter e perda de pacotes — todos relacionados com os parâmetros de qualidade da conexão banda larga estipuladas pela Anatel.

O histórico de medições é apresentado na forma de gráficos e inclui também os locais exatos de cada aferição já realizada. Com os resultados obtidos, a Agência pretende reunir informações suficientes para a adoção de medidas que possibilitem a análise e a ampliação da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.