Medida da Anatel barateia ligações interurbanas em 587 municípios do Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Medida da Anatel barateia ligações interurbanas em 587 municípios do Brasil
Imagem: Inc

Se você é do tipo que costuma gastar uma grana em ligações interurbanas, prepare-se para economizar um bocado daqui para a frente. Isso porque uma medida da Anatel vai fazer com que, a partir desse próximo domingo (30), as chamadas de telefones fixos entre localidades próximas fiquem até 60% mais baratas. Para levar a tarefa adiante, a ideia é que as operadoras passem a considerar as ligações entre municípios vizinhos como locais, não interurbanas.

De acordo com a postagem feita no site da Agência Nacional de Telecomunicações na última quarta-feira (26), a decisão vai beneficiar consumidores de 587 cidades em todo o Brasil: 281 municípios da Região Sul, 199 do Nordeste, 69 do Sudeste e 38 municípios do Norte. O cálculo da redução de custo nessas ligações é baseado nos valores de R$ 0,08 para o minuto local e de R$ 0,20 para o minuto de longa distância nacional.

Alguns dos agrupamentos geográficos promovidos pela Anatel

Mesmo com a expectativa de uma bela baixa na conta, é melhor conferir o seu plano telefônico antes de ficar horas conversando com os amigos da cidade do lado. Segundo a Anatel, a mudança real nas tarifas vai depender dos pacotes oferecidos por cada concessionária, uma vez que algumas delas já oferecem descontos ou bônus em determinados tipos de ligações entre usuários da mesma operadora.

Para saber quais municípios participam do mesmo grupo que o seu, basta visitar o site da agência reguladora e conferir a listagem com todas as Áreas Locais espalhadas pelo país. A Anatel afirma que esse agrupamento geográfico foi definido com base em uma série de índices técnicos e econômicos, possibilitando uma redução pontual nos gastos da população com a telefonia fixa. Curtiu a medida? Pretende aproveitar essa mudança? Deixe o seu comentário mais abaixo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.