Anonymous sequestra PCs da Anatel e exige ação contra internet limitada

3 min de leitura
Imagem de: Anonymous sequestra PCs da Anatel e exige ação contra internet limitada

Uma célula brasileira da Anonymous acabou de divulgar que teve sucesso em sequestrar, por meio de ransomwares, computadores da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Segundo o grupo, em manifesto, "o objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa".

"Eis que hoje, dia 1 de julho de 2016, inauguramos uma nova fase nas ações hackativistas pela liberdade da informação no Brasil. Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de ransomware", complementa o manifesto.

Isso significa que a Anonymous "sequestrou" as máquinas da Anatel e pretende devolvê-las apenas quando a Agência Nacional de Telecomunicações tomar uma posição em prol do usuário de internet no Brasil.

O TecMundo entrou em contato com a Anatel para uma declaração. A Agência ainda não se pronunciou sobre o caso — assim que isso acontecer, atualizaremos a notícia.

Anonymous x Anatel

O que é ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que, quando entra em um sistema, restringe o acesso e cobra um valor "resgate" para que o usuário possa voltar a acessá-lo. Por exemplo, ao clicar ou baixar um arquivo malicioso, o computador de uma companhia é completamente compactado via criptografia. A empresa — ou Anatel, no caso — praticamente não tem como pegar novamente esses arquivos, a não ser que pague o valor estabelecido pelo invasor — normalmente em bitcoin. Um modus operandi sofisticado, refinado, que não deixa traços, marcas ou trilhas de quem fez isso.

Foi exatamente isso que a Anonymous fez. Contudo, diferente dos crackers, que costumam utilizar os ataques de ransomware para fins lucrativos, os hackers envolvidos estão pedindo apenas ações da Anatel.

A Anonymous só vai liberar o acesso após o fim do limite de franquia

"Como nós somos uma ideia que luta por justiça, e não por dinheiro, estamos exigindo que a Anatel tome uma atitude e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras", disse a célula.

A Anonymous também comenta que tem as senhas para libertar os computadores infectados por ransomware. Ainda, que só vai fornecer o acesso após a questão ser "devidamente resolvida, e que a internet fixa no Brasil seja verdadeiramente livre e ilimitada".

Mais para baixo, você acompanha o manifesto da Anonymous na íntegra.

Anatel x usuário

A Anatel vem se envolvendo em polêmicas neste ano. Em uma delas, o presidente da Agência, João Rezende, disse que a culpa do corte é dos gamers: "Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro, e isso gasta um volume de banda muito grande. É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais. É essa questão da propaganda, do ilimitado e do infinito, que é um negócio que acabou desacostumando o usuário".

O TecMundo preparou uma reportagem para você entender todos os pontos dessa história. Clique aqui para ler "Inferno: a sua internet vai piorar com as novas limitações das operadoras".

A sua internet vai piorar com as novas limitações

Manifesto Anonymous na íntegra

"Depois de ter o site derrubado por uma semana... Depois de hackear a base de dados da agência... Depois de sofrer #exposed de toda a diretoria e gerencia... Depois de flagrarmos funcionários da Anatel frequentando sites de traição... Eis que hoje, dia 1 de julho de 2016, inauguramos uma nova fase nas ações hackativistas pela liberdade da informação no Brasil.

Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de Ransomware, cujo objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa.

Para quem não sabe, Ransomware é um tipo de "vírus" que sequestra e criptografa totalmente o PC da vítima, exigindo uma senha para desbloqueá-lo. Não há nenhuma maneira conhecida, até hoje, para quebrar essa senha.

Nos últimos anos, os ataques de Ransomware foram utilizados para fins lucrativos. Crackers enviavam o vírus para empresas e grandes corporações, exigindo um valor de resgate para a senha que desbloqueia seus arquivos.

No entanto, como nós somos uma ideia que luta por justiça, e não por dinheiro, estamos exigindo que a Anatel tome uma atitude e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras.

Nós temos a senha para a libertação dos PCs infectados da Anatel, e a tornaremos pública somente após essa questão ser devidamente resolvida, e que a internet fixa no Brasil seja verdadeiramente livre e ilimitada.

Nós somos Anonymous. Nós não perdoamos. Esperem por nós".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.