Sicredi investiga ataque hacker e vazamento de 1 TB de dados de clientes

1 min de leitura
Imagem de: Sicredi investiga ataque hacker e vazamento de 1 TB de dados de clientes

A instituição financeira Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) sofreu um suposto ataque hacker na tarde de quarta-feira (12), de acordo com um documento publicado no Pastebin. Segundo os autores, foram vazadas informações sensíveis de clientes que totalizam 1,2 TB de dados e envolvem registros de transferências, depósitos, extratos de conta, telefone de contato, data de abertura de conta, nome completo, nomes de parentes, local de trabalho, profissão e outros detalhes.

A Sicredi opera com 116 cooperativas de crédito, representada com 1.639 agências, distribuídas em 22 estados brasileiros

O TecMundo entrou em contato com a Sicredi nesta quarta-feira (12) e enviou o documento. A empresa, agora, investiga a questão.

"O Sicredi detectou, a partir de monitoramento interno, a exposição de dados de alguns associados de uma região do interior do Rio Grande do Sul. Estão sendo tomadas medidas contingenciais e os associados impactados estão sendo contatados. Além disso, o Sicredi está colaborando com a investigação pelos órgãos competentes. Cabe ressaltar que não foi detectada a exposição de dados bancários sigilosos. O Sicredi destaca ainda que as operações permanecem normais, sem comprometimento dos seus sistemas de segurança e que adota as melhores práticas relacionadas à segurança da informação", disse a empresa em nota.

É interessante notar que, diferentes de outros vazamentos de dados, este não conta com a assinatura do atacante. Ao final do documento, apenas a mensagem “Knowledge is free. We are Anonymous. We are Legion. We do not forgive” é deixada, indicando que os atacantes façam parte de alguma célula ciberativista da Anonymous.

sicrediSuposto vazamento

Questão nebulosa

Outro detalhe no documento é a hostilização feita ao gerente de Tratamento e Prevenção a Fraudes da Sicredi, Marcio Leite Machado. A hostilização dá sensação de proximidade, indicando que o atacante possa ser um agente interno da própria companhia.

  • Uma fonte anônima de área de cibersegurança consultada pelo TecMundo ainda indicou que o suposto ataque hacker seria falso, já que os dados apresentados seriam provenientes de um vazamento antigo ocorrido em outra companhia — no caso, uma empresa de telemarketing

A Sicredi opera com 116 cooperativas de crédito, representada com 1.639 agências, distribuídas em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, segundo a própria empresa. Caso você não saiba, a Sicredi se assemelha a um banco, apesar de ser chamada de cooperativa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.