Como descobrir se seu computador está conectado secretamente a algum site

2 min de leitura
Imagem de: Como descobrir se seu computador está conectado secretamente a algum site

Acha que seu PC ou notebook está com atividades suspeitas? Talvez algumas conexões em segundo plano possam ser o motivo. Elas são abertas durante processos de uso diário do computador por meio de aplicativos ou serviços. Na maioria das vezes, isso não representa perigo, mas em poucos casos pode ser algo nocivo que coloque em risco a segurança de seus dados. Mas esse tipo problema pode ser localizado e eliminado facilmente. E é isso que vamos ensinar neste passo a passo. Confira!

Como eliminar conexões suspeitas em seu PC ou notebook

Antes de iniciar este procedimento, saiba que a operação será realizada por meio de um programa: o CurrPorts. Ele não precisa ser instalado, apenas executado, e será capaz de exibir todas as conexões atuais de sua máquina. Entretanto, é importante que você tenha segurança em manipular esse tipo de software, para evitar a exclusão de algum processo importante.

Agora, vamos ao passo a passo:

1.    Baixe o CurrPorts em seu PC ou notebook. Para executá-lo, será preciso descompactar o arquivo e salvá-lo em algum local.



2.    Feito isso, vá até a pasta em que o CurrPorts foi salvo. Clique sobre o programa com o botão direito do mouse e o execute como administrador.



3.    No menu seguinte, poderão ser vistas todas as portas TCP/IP e UDP abertas em seu computador. Na lista exibida, o CurrPorts irá pontuar informações sobre cada processo em execução, como nome, versão, caminho, data, horário e nome do usuário que o criou.

Essas conexões podem ter seus dados copiados de uma porta para uma determinada área de transferência e até salvas em diferentes formatos de arquivos (texto, HTML ou XML). Vale ressaltar que o programa “marca” de cor rosa as portas abertas por aplicativos desconhecidos ou com informações incompletas, como versão e ausência de ícones. De modo geral, esse tipo padrão é considerado suspeito.



4.    Analise cada porta detalhadamente e caso note algo que realmente coloque seu aparelho em risco, clique sobre a ação com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em “Kill process of selected ports” para deletar a conexão.



5.    Na nova aba, encerre o procedimento clicando em “Sim”.



Se ainda encontrar na lista outras ações que coloquem em risco a segurança do seu PC, repita este passo a passo até eliminá-las por completo.

Como garantir a segurança de seu PC ou notebook

Evitar que conexões secretas operem em sua máquina ainda é o melhor caminho. E isso pode ser feito seguindo estas dicas:

  • Mantenha seu antivírus sempre ativo e faça escaneamento frequentes.
  • Habilite o firewall do Windows, pois ele também é capaz de bloquear ou apontar algo malicioso no PC.
  • Cadastre uma senha de acesso à sua máquina. Isso evitará que outras pessoas instalem algo inadequado.
  • Atualize softwares e navegadores sempre que for requisitado pelo sistema. Embora isso pareça algo chato, saiba que diariamente são desenvolvidos malwares com a finalidade de encontrar vulnerabilidade nesses programas.
  • Quando for realizar algum download, certifique-se de que o site em que o arquivo será baixado seja confiável. Você pode fazer isso checando seções e fóruns de comentários especializados.
  • Em seu e-mail, evite baixar qualquer anexo de desconhecidos ou clicar em links direcionados para páginas externas. Muitas vezes, esses e-mails têm títulos chamativos e são criados com o objetivo de roubar informações pessoais e bancárias por meio de softwares maliciosos.

    São ações simples como estas que reduzem as chances de grandes transtornos acontecerem. Assim, seu computador e informações estarão sempre em segurança.

O que achou deste tutorial? Escreva nos comentários!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.