7

NASA confirma que o Hubble está quase retomando as suas operações normais

A NASA revelou na última segunda-feira (22) que o telescópio espacial Hubble está quase retomando as suas operações normais. O anúncio foi feito depois de o equipamento enfrentar problemas após  a ativação do giroscópio reserva em substituição ao giroscópio princial no último dia 5.

A peça de substituição vinha produzindo taxas de rotação extremamente altas, prejudicando o desempenho do telescópio. O equipamento é fundamental para que o Hubble rotacione no mesmo lugar e possa fixar as suas lentes em um novo objeto pelo espaço, mas seu funcionamento já começa a se normalizar.

O problema  e a solução

Na tentativa de corrigir a falha do giroscópio reserva, os cientistas da NASA reiniciaram as funções do equipamento no dia 16 de outubro — inicialmente, eles pensaram que a origem do problema estaria nos seus sete anos e meio de inatividade. Isso não deu certo e, dois dias depois, eles opteração por realizar manobras com espaçonaves a fim de liberar possíveis bloqueios que prejudicavam a precisão do giroscópio.

Após essa movimentação, a equipe notou uma redução nas altas taxas de rotação identificadas anteriormente. No último dia 19, novas manobras foram realizadas e melhoraram ainda mais a situação. Agora, o próximo passo é a realização de novos testes, marcados para o próximo final de semana, para atestar de vez o sucesso da operação.