AMD vai usar soquete AM4 tanto para CPUs Zen quanto para futuras APUs

1 min de leitura
Imagem de: AMD vai usar soquete AM4 tanto para CPUs Zen quanto para futuras APUs

A AMD parece estar atenta aos consumidores. Ela vem soltando novidades (como o novo cooler e a nova visão do Radeon Group) que mostram seu comprometimento para levar produtos mais robustos aos gamers e entusiastas que apostam em seus produtos.

E apesar de fazendo suspense quanto aos chips Zen, a companhia soltou mais uma informação pertinente para quem pretende aguardar pelos componentes.

Em entrevista ao site PC World, durante a CES 2016, o gerente de produto da AMD, James Prior, comentou que o soquete dos novos componentes será o AM4, mas reforçou a informação de que este não será exclusivo para os chips Zen (de codinome Summit Ridge), sendo também a base para as futuras APUs das séries Bristol Ridge.

Tal revelação é muito animadora tanto para o consumidor quanto para o mercado, já que isto vai baratear o custo de produção das placas-mãe, bem como evitar possíveis confusões na hora da compra, já que os processadores vão compartilhar o mesmo soquete.

Especificações da arquitetura Zen ainda não foram liberadas, mas é de conhecimento geral que esta futura geração promete até 40% mais instruções do que a atual família Excavator. Evidentemente, os novos processadores trarão suporte para a tecnologia DDR4. O lançamento é previsto para a segunda metade do ano, possivelmente para o fim de 2016.

Você está ansioso para conferir os novos chips AMD Zen? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.