Técnica para edição de vídeos que permitirá criar efeitos especiais realistas em casa

3 min de leitura
Imagem de: Técnica para edição de vídeos que permitirá criar efeitos especiais realistas em casa

A Microsoft está trabalhando em uma novidade para aqueles que gostam de criar efeitos especiais em vídeos. Isso não se aplica somente a indústria de cinema, mas para qualquer usuário que queira editar vídeos com mais facilidade em casa.

Aliado ao crescimento nas vendas de câmeras digitais e celulares com multimídia, serviços como o YouTube Google Video, DailyMotion, etc. ajudaram bastante a popularizar os vídeos caseiros. Percebendo esse crescimento, muitos programas da TV aberta começaram a utilizar os vídeos caseiros para fazer parte de noticiários e programas de humor, o que tornou o público ainda mais interessado nesse tipo de mídia.

Efeitos especiais

Muitos usuários utilizam seus vídeos caseiros para criar efeitos visuais diferentes, como uma bola de fogo ou adicionar algum elemento especial à cena. Porém, as técnicas atuais exigem mais do que uma simples editoração no computador e necessitam de mais recursos que somente o computador não consegue suprir, como a famosa tela verde (Chroma Key) ou maquiagens.

Edição de vídeos atual

Hoje em dia, a edição de efeitos especiais é feita em cima de cada pedaço do vídeo (frames). Ou seja, um vídeo é composto por diversas imagens em sequência que formam um movimento. Para inserir efeitos especiais nessas cenas, é preciso editar cada imagem separadamente para manter o aspecto 3D do vídeo, como por exemplo, os dois lados de um rosto.

Mesmo para um vídeo curto, como em propagandas de 30 segundos - a 24 frames por segundo (fps), é necessário editar cerca de 720 imagens. Além de demorado e cansativo, esse processo torna o resultado final extremamente caro.

Existem softwares que permitem criar diversos efeitos legais, como o Adobe After Effects. Porém, estes editores não são tão realistas como os do cinema, pois esse processo é feito com câmeras estáticas e com poucos recursos. Com a câmera em movimento, esse trabalho é um pouco mais complicado e exige técnicas que somente os grandes estúdios conseguem pagar.

Edição de vídeos do futuro

A equipe de desenvolvimento do projeto desenvolveu uma técnica, chamada “Unwrap Mosaics”, que permite editar o vídeo uma única vez. Após capturar todos os movimentos da área a ser editada, o software distribui a edição para o restante do vídeo automaticamente, sem a necessidade de editar quadro a quadro.

Isso tudo proporcionará maior facilidade para usuários domésticos personalizar seus vídeos, como alterações faciais ou criação de animações em 3D mais realistas, mesmo com a câmera em movimento.

Como funciona

O processo consiste em capturar e converter toda a área 3D do vídeo em uma imagem 2D, a qual pode ser editada em qualquer software de edição de imagens, como o Photoshop e o Gimp. Em seguida, a imagem é recolocada no editor de vídeo com as alterações. No vídeo a seguir (em inglês) podemos ver uma demonstração dessa técnica.

Como no cinema

A técnica é muito semelhante ao modo como os estúdios de Hollywood costumam adicionar efeitos visuais, só que ao invés de fazer todo processo com maquiagens e efeitos que alteram o personagem ANTES da filmagem, o protótipo da Microsoft permite editar os vídeos APÓS a gravação. Veja abaixo a técnica usada em “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

As duas técnicas possuem a mesma ideia, pois capturam todo contorno e movimento do rosto. Porém, na técnica utilizada pelo filme, foi necessário fazer todo processo de maquiagem e captura do rosto original (vide momento 00:52 em diante). Com a nova técnica isso não será necessário, o que permitirá fazer toda a edição somente pelo computador, o que torna acessível a qualquer pessoa.

separador

É claro que pode haver limitações nesse processo, mas isso já é um grande passo para tornar os efeitos especiais muito mais fáceis, acessíveis e com qualidade para quem possui uma câmera e um computador em casa.

A Equipe Baixaki ficará de olho nas novidades e trará novas informações sobre produtos com essa tecnologia assim que estiver disponível para download. E você, animado com as novas possibilidades dessa tecnologia?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.