Seleção: extensões do Chrome para turbinar o YouTube

6 min de leitura
Imagem de: Seleção: extensões do Chrome para turbinar o YouTube

Apesar de ser um site recheado de opções, o YouTube pode ser melhorado com a ajuda de extensões, especialmente se você é usuário do Google Chrome. Dessa forma, opções como download de vídeos, personalização de visualização, pesquisa e até mesmo letras de músicas ficam na ponta dos seus dedos, aumentando ainda mais as possibilidades do serviço.

Selecionamos algumas extensões do Google Chrome feitas especialmente para turbinar o uso do YouTube, trazendor a você ferramentas que realmente fazem diferença na hora de encontrar e compartilhar arquivos pelo site. Com elas, você nunca mais vai usar o serviço da mesma forma!

Downloads

Muito usado pelos usuários, o download de vídeos não é uma opção nativa do YouTube, sendo necessário que você use um programa para realizar a tarefa. Além de programas como o VDownloader, aTube Catcher e o YouTube Downloader HD, que funcionam através do Windows, você ainda pode baixar os vídeos rapidamente pelo próprio Chrome.

Uma dessas ferramentas é o Video Downloader, que facilita bastante a possibilidade de realizar downloads. Clicando no ícone do programa, uma pequena tela suspensa é aberta, na qual você deve inserir o endereço do vídeo, selecionar o formato e salvar o arquivo no computador.

Video Downloader (Fonte da imagem: Reprodução)

Outra opção interessante é o FastestTube para Chrome, que cria um botão para download diretamente na página do próprio serviço. Uma vez instalado, basta acessar o site e, ao lado do botão “incorporar”, clicar em “Download”, escolhendo o formato a ser armazenado (ele permite baixar vídeos em alta qualidade – em 1080p – caso essa opção esteja disponível naquela postagem).

Fastest YouTube for Chrome (Fonte da imagem: Reprodução)

Porém, se você quer mesmo é guardar a música contida no vídeo, para levá-la a todos os lugares através do seu player, sem problemas! O YouTube to MP3 cria duas opções de download logo abaixo da descrição do conteúdo, para que você baixe a canção em qualidade normal ou alta, de acordo com sua preferência.

YouTube to MP3 (Fonte da imagem: Reprodução)

Personalização

Agora, se sua vontade é personalizar o YouTube, nada melhor do que ferramentas que realmente realizem mudanças significativas na página, aumentando o conforto ao acessar os conteúdos disponíveis.

A primeira delas é o YouTube Options for Chrome, que permite a escolha de todos os detalhes da página de exibição. Basta desmarcar as alternativas que não quer visualizar, escondendo comentários, cabeçalhos, vídeos relacionados e muito mais, deixando a página limpa e mais agradável para assistir o conteúdo.

YouTube Options for Chrome (Fonte da imagem: Reprodução)

Outra personalização interessante é trazida pelo Magic Actions for YouTube. Ele cria três novos botões ao lado do número de visualizações do vídeo, além de ativar o controle do mouse com o scroll. Com esse complemento, você controla o nível de claridade, expande as bordas do vídeo para toda a extensão do navegador, configura cores, esconde barras, coloca um vídeo para tocar várias vezes e remove links inseridos pelo próprio autor da postagem.

 

Magic Actions for YouTube (Fonte da imagem: Reprodução)

Para quem busca por uma pré-visualização mais inteligente, o  YouTube Video Preview também dá conta do recado. Coloque o cursor sobre as miniaturas de vídeo para que a extensão exiba quadros do conteúdo, de forma a não mais haver a necessidade de  acessar vários links até encontrar exatamente o que está procurando.

Seguindo a mesma linha, o PreGBox exibe uma pré-visualização já na página de pesquisa, criando um novo ícone ao lado da miniatura, abaixo da descrição. Clique ali e aguarde três segundos para que o vídeo apareça. Porém, você precisa usar a versão em inglês do site para que o programa funcione corretamente.

PreGBox (Fonte da imagem: Reprodução)

Já para personalizar o tamanho dos vídeos, o VidzBigger pode ser uma opção extremamente útil. Essa extensão dá a você a opção de exibir as informações no maior tamanho possível, sem precisar selecionar “full screen” cada vez que acessa o site. Ela desaparece com os comentários e informações incorporadas, porém deixa a exibição maior para você assistir aos vídeos.

VidzBigger (Fonte da imagem: Reprodução)

Completando as personalizações para o Google Chrome, nada melhor do que receber as informações mais quentes do YouTube, via Feed. Com o YouTube Feed, todas as vezes que os amigos atualizarem alguma coisa (vídeos, marcações de preferidos e comentários) ele aparecerá no seu complemento. Basta clicar no ícone ao lado da barra de endereços e conferir as novidades, configurando exatamente o que deseja receber.

YouTube Feed (Fonte da imagem: Reprodução)

Pesquisa

O YouTube conta com uma barra de pesquisas que realmente encontra todas as informações necessárias, mas algumas melhorias são sempre bem-vindas para facilitar ainda mais o encontro de vídeos específicos.

O Video History for YouTube, por exemplo, consegue acessar e gerenciar vídeos do site através da barra de ferramentas do Chrome, realizando buscas, visualizando os mais vistos do serviço e, principalmente, acessando um registro de tudo o que foi acessado recentemente.

Video History for YouTube (Fonte da imagem: Reprodução)

Já o Search On YouTube utiliza o próprio sistema de buscas do site, porém, sem que você precise parar a navegação e abrir a página do serviço. Clique no ícone para que uma janela popup apareça em sua tela, com os resultados logo abaixo da barra de pesquisa. Selecione o vídeo para que ele seja reproduzido na tela, sem abrir nada nas abas do Chrome.

Search On YouTube (Fonte da imagem: Reprodução)

Qualidade de imagem

Com tantas opções de telas e resoluções em diversos modelos de computadores disponíveis, uma boa pedida é escolher as qualidades de imagem, deixando o Chrome já pronto para mostrar as melhores visualizações de vídeo do YouTube automaticamente.

Para os que possuem uma velocidade de conexão rápida e uma tela de alta qualidade, o Auto HD for YouTube é o complemento perfeito para automatizar os processos de escolha de qualidade. Basta instalar o programa e escolher as preferências, selecionando opções primárias e secundárias, caso o vídeo não tenha a opção escolhida disponível.

Auto HD for YouTube (Fonte da imagem: Reprodução)

O YouTube quality selector funciona da mesma maneira, porém ele permite ao usuário escolher não apenas as opções em HD como principais, mas também as mais leves, como em 240p. Esse programa pode ser usado por quem possui uma internet mais lenta ou quem quer ouvir apenas o som, sem se preocupar tanto com a qualidade de imagens.

YouTube quality selector (Fonte da imagem: Reprodução)

Em ambos os casos, é possível configurar o player, permitindo a você assistir sempre ao conteúdo em widescreen ou no formato normal.

No caso do Window Expander For YouTube, você define o tamanho do vídeo do YouTube, deixando-o em toda a extensão do navegador em vez de usar a tela cheia. Assim, você pode acessar todas as opções do sistema sem precisar fechar o vídeo ou assisti-lo apenas em um tamanho menor. A grande sacada é que ele permite a configuração da qualidade padrão que você deseja e também sabe se essa escolha será usada para os vídeos expandidos ou não.

Window Expander For YouTube (Fonte da imagem: Reprodução)

Letras de música

Depois de configurar todas as informações do programa, nada melhor do que escutar uma música para relaxar. Por isso, uma boa pedida é  usar as extensões para melhorar também essa experiência.

Com o Youtube Karaoke rebirth! você acompanha a letra da música que está tocando para poder cantar junto! O aplicativo passa a canção como se fosse um karaokê, permitindo seguir com facilidade todas as estrofes daquele clipe.

Youtube Karaoke rebirth! (Fonte da imagem: Reprodução)

Porém, se você só quer mesmo acompanhar a letra da música de uma forma mais simples, vale a pena instalar o YouTube Music Video Lyrics. Abra um vídeo do YouTube e clique no ícone para que uma tela suspensa apareça, mostrando as estrofes da canção.

YouTube Music Video LyricsYouTube Music Video Lyrics (Fonte da imagem: Reprodução)

Tudo turbinado? É só curtir!

Depois dessa seleção completa de extensões, o único trabalho a fazer é escolher quais delas mais se adaptam ao que você procura, instalar e começar a usar! Dessa forma, a experiência de assistir a vídeos no YouTube será mais agradável e simples do que é, configurado especialmente para você, de acordo com as suas preferências.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.