Word: Aprenda a colocar uma letra capitular nos seus textos

Letra capitular da Idade Média.Letras capitulares começaram a ser usadas na Idade Média. Naquela época a imprensa ainda não existia e todos os livros eram reproduzidos à mão, principalmente pelos padres da Igreja Católica.O nome capitular deriva de capítulo, pois eram geralmente no início deles que as capitulares eram reproduzidas.

Os desenhos que compunham as capitulares receberam o nome de Iluminuras, as quais são extremamente decoradas e rebuscadas. Ao longo da Idade Média o ofício de criador de capitulares era muito importante, pois praticamente todos os livros do período continham estas letras.

Hoje em dia as capitulares não são tão utilizadas quanto na Idade Média, porém elas ainda representam imponência e tradição. Atualmente este tipo de letra é empregada em convites mais formais, jornais, boletins informativos e sem dúvida dão um ar profissional em qualquer trabalho.Já falamos um pouco da história e do uso das capitulares, mas você sabe como inseri-las em seus trabalhos no Word? Ao contrário da complexidade das capitulares medievais, inserir esse tipo de letra em suas tarefas do Word é muito simples.

Quem usa o Office 2007 com certeza já viu o botão “Letra Capitular” na faixa de opções. Para inserir capitulares, basta seguir estas dicas e deixar seu trabalho com cara de profissional. Em primeiro lugar abra o Word e digite seu texto normalmente. Assim que terminar de escrever clique sobre a primeira letra do parágrafo que deseja alterar para capitular.

Guias do Office 2007.

Em seguida vá até a guia “Inserir” e logo após em “Letra Capitular”.  Assim que clicar no botão para capitular, você tem duas opções, capitular dentro do texto ou na margem. Se você não entendeu, as figuras exibidas nas opções dão idéia de como a letras ficam dentro do parágrafo. Assim como as letras normais, é possível mudar a fonte, cor, tamanho e espaçamento das capitulares. Basta clicar sobre ela e alterar as configurações normalmente.

Opções de capitulares.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO