Fim do Windows XP: o guia completo para você atualizar seu PC

3 min de leitura
Imagem de: Fim do Windows XP: o guia completo para você atualizar seu PC

(Fonte da imagem: Reprodução/Blog do Windows)

Falta menos de um mês para que a Microsoft abandone definitivamente o suporte ao sistema operacional Windows XP — que ainda é o segundo mais utilizado em todo o mundo, com mais do que o dobro do mercado do Windows 8 e perdendo apenas para o Windows 7. Mas, se você ainda está sofrendo com o fim do sistema, é bom secar logo as lágrimas e pensar em como proteger seu computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A partir de 8 de abril, consumidores de todo o mundo terão que mudar seus sistemas operacionais para versões mais recentes do Windows — Windows 7 ou Windows 8, de acordo com a preferência de cada pessoa. Não há outro modo, pois o fim do suporte significa encerramento de atualizações de manutenção, de assistência técnica, de segurança e também do Microsoft Security Essentials.

Mas como fazer para continuar contando com todos os aplicativos e dados que você já possui em sua máquina? Há algumas soluções bem interessantes e que prometem muita facilidade para qualquer consumidor. Está curioso? Então acompanhe as dicas que trouxemos hoje para que todos saibam o que fazer com seus computadores que ainda usam o Windows XP.

Mudando de sistema operacional

Os requisitos necessários para rodar o Windows 7 e o Windows 8 são bem parecidos, mas a Microsoft recomenda a utilização do sistema mais novo para qualquer consumidor. Você pode conferir os requisitos mínimos para a execução do sistema por este link para saber se o seu computador atual é capaz de executar o Windows 8 com perfeição ou se é necessário mudar alguma peça do hardware existente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Caso a sua máquina esteja apta à execução dele, você precisa pensar em como pretende realizar a atualização. Caso queira recomeçar tudo de novo, você pode apenas instalar a nova versão formatando o seu computador. Mas o melhor mesmo é realizar a migração dos dados para evitar a perda de qualquer arquivo importante! E como fazer isso? É o que vamos explicar agora.

Trocando de computador

Sempre que alguém quer trocar de computador, é comum haver dúvidas em relação a como será feita a migração dos dados. Backups nem sempre acontecem com muita facilidade, mas, para os consumidores que ainda usam o Windows XP, existe uma novidade bem interessante. Estamos falando de um aplicativo que faz todo o “trabalho sujo” de uma só vez.

A desenvolvedora Laplink firmou uma parceria com a Microsoft e criou a ferramenta PCmover Express, o que vem sendo considerado o software oficial da migração dos dados. Totalmente gratuito, o programa permite que qualquer pessoa copie arquivos e configuração de um computador equipado com o Windows XP para enviar todos os dados a uma máquina com o Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1.

É importante ressaltar que esse sistema só funciona para quem está trocando de computador, uma vez que toda a transferência dos dados é feita por meio de redes internas que exigem os dois computadores ativos ao mesmo tempo. Ou seja, se você pretende manter a mesma máquina, terá que optar pela formatação ou por backups manuais para a manutenção dos dados.

Mantendo o mesmo PC

Se você vai continuar com o mesmo PC, é importante lembrar que a atualização do sistema operacional pode deixar seu computador um pouco lento. Por essa razão, é bem recomendável que você faça a formatação do disco rígido antes de qualquer nova instalação. Se seus arquivos atuais são dispensáveis, você pode fazer isso sem medo, mas é interessante notar que backups são mais do que recomendados.

(Fonte da imagem: iStock)

Por essa razão, você pode criar o backup de seus arquivos em pendrives, DVDs, discos rígidos portáteis e diversas outras mídias. Dessa forma, você poderá resgatar suas músicas e fotos, seus arquivos, aplicativos e diversos outros dados sem grandes dificuldades.

Na página de suporte do Windows 8.1, a Microsoft também disponibiliza uma ferramenta capaz de atualizar o seu computador para a versão mais recente do sistema operacional. Nas instruções de atualização, a desenvolvedora ainda dá dicas interessantes de como atualizar seu computador da melhor forma possível — incluindo o backup manual.

.....

É importante lembrar que a Microsoft é bem enfática em relação aos computadores mais antigos. A empresa afirma que os donos de máquinas que ainda rodam o Windows XP podem não conseguir executar as versões mais recentes do Windows por causa do hardware mais limitado. Por essa razão, a Microsoft diz que em muitos casos é mais interessante mudar os componentes ou comprar um computador novo.

Qual a sua opinião? Você vai trocar de computador ou mudar o seu Windows mantendo a mesma máquina que utiliza atualmente? O backup dos seus arquivos já está pronto? Lembre-se que resta menos de um mês para a Microsoft acabar com o suporte para o Windows XP.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.