Como visualizar arquivos e pastas ocultas no Windows [vídeo]

Se você precisa sempre acessar arquivos que o sistema mantém escondidos por padrão, confira este simples tutorial.

Algumas pastas e arquivos importantes ficam escondidos no Windows para a segurança do usuário. Devido à importância desses dados, o sistema os esconde para que não sejam encontrados, modificados, danificados ou deletados com facilidade.

Este simples tutorial vai ensinar você a visualizar esses arquivos e pastas escondidos no Windows. Vale sempre ressaltar que editar ou apagá-los pode causar erros irreparáveis. Portanto, efetue modificações apenas se você tem certeza do que está fazendo.

No Windows XP

A maneira mais ágil de configurar a exibição de pastas é através do “Meu Computador”, bastando abrir o menu “Ferramentas” e clicar em “Opções de pasta”.

A janela com as opções de pasta é exibida. Na aba “Modo de Exibição”, use a barra de rolagem para encontrar a opção “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas” e marque-a.

Um pouco acima, confira a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional”. É recomendado deixá-la marcada para evitar alterações em arquivos importantes.

Via Menu Iniciar

Outra maneira de acessar as opções de pasta é através do Menu Iniciar. Acesse a ferramenta “Executar”.

Depois digite “control folders” e tecle Enter ou clique em “OK”.

Via Painel de Controle

Para acessar as opções de pasta via Painel de controle, faça o seguinte: se a visualização estiver no modo Clássico, basta ir em “Opções de pasta”.

Caso a visualização esteja organizada por categorias, você deve ir em “Aparência e temas” e então “Opções de pasta”.

No Windows Vista/7

A maneira mais ágil de configurar a exibição de pastas é através do comando Executar. No Menu Iniciar, digite executar na barra de pesquisa e tecle Enter.

Na janela que se abre, digite “control folders” e tecle Enter ou clique em “OK”.

A janela com as opções de pasta é exibida. Na aba “Modo de Exibição”, use a barra de rolagem para encontrar a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos” (“Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas” no Windows 7) e marque-a.

Um pouco acima, confira a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional”. É recomendado deixá-la marcada para evitar alterações em arquivos importantes.

Via Painel de Controle

Para acessar as opções de pasta via Painel de Controle, faça o seguinte: caso a visualização esteja organizada por categorias, você deve ir em “Aparência e Personalização” e então “Opções de pasta”.

Já se a visualização estiver no modo Clássico, basta ir em “Opções de Pasta” diretamente.

.....

Essa foi mais uma dica do Windows para você. Ressaltamos novamente que tais arquivos e pastas são ocultos justamente para sua segurança. Portanto, só os altere caso tenha conhecimento do sistema. Até nossa próxima dica.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS

REXPOSTA
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO