Eis uma boa notícia sobre o mensageiro mais popular do Brasil: agora o WhatsApp pode realizar o envio de mensagem quando está offline. A novidade finalmente chega para os proprietários do iPhone, uma vez que, para os usuários Android, o recurso já existe há algum tempo. Além do novo recurso ao redigir mensagens, houve melhorias em envios de anexos em lote e no gerenciamento de armazenamento.

Nos casos de perda de conectividade, o campo para envio de mensagens não permitia acesso ao botão de enviar (aquele aviãozinho do lado da caixa de texto). Somente era possível preencher o conteúdo que ficava “salvo” dentro do campo; assim, quando fosse restabelecido o acesso à internet, era necessário abrir a conversa novamente e disparar. A falta de opção era algo que irritava os usuários.

Pode conversar à vontade, uma hora chega o recado

Felizmente, a atualização trouxe o recurso de disparar mensagens mesmo quando não há sinal da operadora ou WiFi. O próprio sistema cuidará do armazenamento e os envios serão enfileirados e feitos automaticamente assim que a conexão for recuperada.

As mensagens offline vão facilitar a vida porque não será preciso mais se preocupar mais em perder o momento da conversa. No entanto, um ponto de atenção é o seguinte: assim que a transmissão for restabelecida, as mensagens pendentes vão para o fim da conversa, não se “encaixando” no corpo das trocas de mensagens anteriores; dependendo do assunto, isso pode mudar o contexto de entendimento.

O botão "Enviar" permanece habilitado o tempo todo agora...

Chega de guardar imagens e vídeos desnecessários

Outra ótima melhoria é o gerenciamento de armazenamento por conversas. Agora é possível visualizar o quanto de espaço suas conversas estão ocupando da memória do seu smartphone. Elas são listadas individualmente, com as respectivas informações e, caso necessário, você pode apagar algum conteúdo que esteja atrapalhando.

A implementação desse recurso é fundamental para smartphones de baixa capacidade de armazenamento e muito bem-vinda na gestão de mídias. Aquele grupo de família com fotos e filmagens do cachorro da sua tia ou os memes da turma do trabalho não precisam mais fazer parte dos seus backups.

Gerenciar o armazenamento exibe a lista de contatos e grupos

Compartilhar muito mais coisas por vez

O serviço de envio de fotos e vídeos em lotes também mudou para melhor. Antes era possível encaminhar apenas 10 mídias por vez, agora serão 30. Para usuários do WhatsApp com fins profissionais, a novidade representa um ganho de produtividade, pois até então era necessário priorizar o que fosse mais relevante.

Para os usuários comuns, é muito mais informação sendo enviada e compartilhada, daí a necessidade de gestão de espaço (afinal, sua tia vai poder mandar bem mais fotos de uma vez).

Hora de atualizar!

As novas funções chegam com a versão do WhatsApp 2.17.1 e começam a ficar disponíveis para download gradativamente na App Store. Fique atento à liberação e atualize o app: as novidades vão aparecer automaticamente no seu aplicativo.