Seleção: Sites de fontes

2 min de leitura
Imagem de: Seleção: Sites de fontes

Seja um cartão para o amigo, uma homenagem para a namorada, ou até mesmo um trabalho sério — quem gosta de caprichar precisa variar a fonte de seus textos. E não basta procurar dentro das opções que já vêm junto com os programas padrão do Windows. Você tem que achar uma que se encaixe perfeitamente com a proposta; há de ser aquela inigualável.

Se você pensa que isso é coisa exclusiva para designers ou profissionais do ramo de imagem, meu caro amigo, está enganado. Caprichar é importante. Ou você também deixa de escovar os dentes só porque não é dentista?

Agora que você concordou comigo, eu irei lhe mostrar algumas (boas) opções de sites em que é possível baixar fontes gratuitamente. Vamos lá!

Seleção com boas opções para você baixar fontes de graça

Better Fonts - esse site disponibiliza cerca de 10.000 fontes grátis para download. As fontes estão organizadas por ordem alfabética ou categorias, e é permitido realizar um prewiew delas com um texto personalizado antes de decidir. Uma vez selecionada a opção desejada, basta clicar em "Download font now!". Há também disponíveis algumas fontes de qualidade superior, porém pagas, cujo preço estimado é de 4,99 dólares. O melhor de tudo é que não há anúncios publicitários para atrapalhar sua navegação.

Clique e acesse

ZipFontes - site brasileiro, com praticamente 45.000 opções de fontes para download. Disponibiliza constantemente novas fontes, sendo algumas até mesmo criadas por usuários. Há uma aba chamada Top 100, onde listam as mais bem avaliadas fontes inclusas no banco de dados. Para baixar, selecione a que lhe agradar e, em seguida, clique sobre "Baixa esta fonte".

Clique e acesse


SoFontes - outro serviço totalmente em português, com um acervo de mais de 25.000 fontes grátis para download. Ele trabalha especialmente com estilos True Type, sendo possível pesquisá-las por ordem alfabética ou gerar aleatóriamente opções na home. A desvantagem é que não é possível realizar uma prévia da fonte com outro texto além do padrão. Para baixar, selecione o item, espere carregar e clique no link "Download Font" no final da página.

Clique e acesse


Fonts - site todo em inglês, porém muito bem conceituado no ramo por ser um dos mais completos. Até o momento, são 157.796 opções de fontes. Há uma separação por formato, além de um recurso de rolagem no meio da página para você filtrá-las por situação (caligrafia, casual, formal, etc.). Ao selecionar uma opção, você visualiza o alfabeto inteiro formado pela fonte escolhida, além de poder pré-visualizar um texto digitado na hora.

Clique e acesse

Acid Fonts - um site com uma interface um tanto confusa, porém com boas opções para download. No canto esquerdo, em Fonts Categories, há várias categorias de fontes para você escolher (desde 3D, natalinas, aterrorizantes, grafite, até algumas românticas, retrô etc.). Acima da página, você pode filtrá-las por ordem alfabética. Não é possível pré-visualizar com texto personalizado, porém basta um clique sobre a opção e o download já começa.

Clique e acesse

APRENDA A INSTALAR FONTES NO WINDOWS (98, 2000, XP)

  1. Baixe a fonte desejada.
  2. Localize a pasta Windows/Fonts.
  3. Descompacte o arquivo da fonte no diretório acima.
  4. No XP, não é necessário reiniciar o computador para que a fonte apareça na lista de fontes.

Serviço feito. Basta agora abrir o editor de textos ou outro o programa que você utiliza para escrever e selecionar sua nova fonte.

A todos que testarem essa seleção, obrigado e até logo. E lembrem-se de comentar!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.