Como fazer um foguete com um palito de fósforo [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer um foguete com um palito de fósforo [vídeo]

Começa agora um tutorial diferente do Tecmundo. Não vamos ensinar você a desvendar algum software nem vamos fazer uma seleção de programas ou jogos. Ensinaremos uma experiência caseira muito simples e divertida: um foguetinho de palito fósforo. Ficou curioso, não é mesmo? Então anote tudo o que você precisa e siga as nossas instruções.

Pré-requisitos

  • Palito de fósforo;
  • Palito de churrasco;
  • Papel alumínio;
  • Tesoura;
  • Caixa de fósforo vazia ou qualquer outra coisa que funcione como suporte.

Precauções

Esta experiência envolve fogo e faz com que um palito de fósforo seja lançado muitas vezes para longe. Portanto, você deve ter cuidado e, de preferência, fazê-la em um local aberto. Evite ambientes com carpetes, cortinas e outros tipos de tecido, pois estes podem pegar fogo muito facilmente.

Faça você mesmo

Construir o seu foguetinho é muito simples. O primeiro passo é cortar um pedaço de papel de alumínio de mais ou menos 9 X 4,5 centímetros. Então você deve enrolar juntos os palitos de churrasco e de fósforo, este último com a ponta virada para dentro do papel.

O fósforo deve ser menor que o palito de churrasco para que se crie uma espécie de “plataforma de lançamento”. Portanto, aperte bem a parte do fósforo, mas deixe folgada a parte do palito de churrasco.

Retire o palito de churrasco e coloque um de fósforo em seu lugar com a ponta para dentro, entrando em contato com o outro fósforo. Deixe-o livre e confira se ele não trava no papel alumínio.

Agora você vai preparar o foguetinho para o lançamento. Uma dica é furar uma caixa de fósforo vazia, mas você pode improvisar uma base de muitas maneiras. Encaixe o primeiro palito de fósforo, o que está bem preso, e mantenha o segundo palito para cima, na direção do lançamento.

Com o foguetinho pronto e bem apoiado, acenda entre os dois palitos. Pode demorar alguns segundos, dependendo da quantidade de papel alumínio. Quando as pontas acenderem, um deles vai voar, algumas vezes para bem longe.

Tome cuidado ao manusear o papel alumínio após acendê-lo, pois ele estará bem quente.

A explicação

O que acontece é uma demonstração de ação (fumaça e gás causados pelo fogo) e reação (o lançamento do fósforo). Ao acender um fósforo em um espaço fechado, o papel alumínio funciona como uma câmara de combustão. A pressão aumenta até o ponto em que precisa escapar como um rápido jato de fumaça e gás.

.....

Pronto, este foi um tutorial simples para você construir foguetinhos de palito de fósforo. Siga as instruções como vistas aqui, tome cuidado com o local de lançamento e divirta-se!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.