Os melhores pacotes de codecs

2 min de leitura
Imagem de: Os melhores pacotes de codecs

Cada vez mais as pessoas estão baixando vídeos, filmes e seriados da internet para assistir no computador. O problema é que existem inúmeros tipos de formatos, que às vezes confundem até os mais experientes. Não há como ter uma política de só fazer o download de vídeos de um formato determinado, para que você tenha a certeza de que seu PC suportará a reprodução. Você deve ter em seu computador o suporte a pelo menos os codecs mais usados. Para isso existem os “Codec packs”, que preparam a máquina para executar qualquer arquivo de vídeo.

Os campeões

Pacotes de codecs são indispensáveis atualmente.Um dos grandes sucessos de download do Baixaki é o K-Lite Codec Pack. Sem dúvida, caso você decida instalá-lo no seu computador, você nunca mais terá problemas ao tentar executar algum tipo de vídeo. Até mesmo aquele formato estranho que você nunca viu, provavelmente será suportado pelo K-Lite. Sua instalação oferece a opção de vários perfis diferentes de usuário, ou mesmo, para os mais experientes, a instalação permite escolher um a um os codecs a serem instalados. Se você quiser saber mais sobre ele, clique em um dos links abaixo para ir para a página de download de uma das versões do pacote.

Outro titã da categoria é o ACE Mega Codecs Pack, que precede o K-Lite, mas que acabou caindo em número de downloads. Isso não significa que ele seja pior, muito pelo contrário: o ACE Mega Codecs Pack é tão completo quanto o K-Lite. A diferença está na instalação e na quantidade de adicionais que o pacote oferece. Clique aqui para ir para a página de download do ACE Mega Codecs Pack no Baixaki e conferir o que ele tem para oferecer.

XP Mega Codecs Pack.Não poderíamos deixar de mencionar também o XP Codec Pack, atualmente o pacote de codecs com maior número de download do Baixaki, passando dos 5 milhões e meio. O XP Codec Pack resolve o problema da maioria dos usuários, mas tem uma quantidade menor de codecs incluídos, então algumas pessoas podem não conseguir reproduzir certos tipos de vídeo. A sua vantagem é que ele tem o menor tamanho para download, com pouco mais de 7 MB.

O Real Alternative e o Quicktime Alternative foram desenvolvidos especialmente para quem quer executar arquivos RMVB e MOV, respectivamente, sem precisar fazer o download dos players originais para esses tipos de arquivo, o que economiza espaço em disco e desempenho do seu PC. Alguns pacotes de codec já incluem o Real Alternative e o Quicktime Alternative, então não há a necessidade de você baixar instalações em separado. Em nossos testes, verificamos que os três programas mencionados aqui possuem o suporte ao formato Real e Quicktime, exceto o XP Codec Pack, que não oferece suporte a arquivos Quicktime.

Mas então qual é a diferença?

Símbolo do Media Player Classic.Praticamente nenhuma. Todos os pacotes de codec costumam vir com as mesmas opções, programas de instalação muito parecidos e suporte aos mesmos codecs, porém, a diferença está nas sutilezas. Alguns pacotes têm mais opções de configuração e ferramentas adicionais, que os usuários mais experientes podem achar úteis. Mas em tese, qualquer um dos pacotes citados acima deixará o seu computador perfeitamente capaz de reproduzir qualquer vídeo que você baixar.

O que você acha?

Caso você tenha encontrado algum problema, queira fazer alguma observação ou contar sua experiência, utilize os comentários para compartilhar suas idéias conosco e com os outros usuários. Sua opinião é importante, pois muitos usuários se baseiam nela para escolher o que vão utilizar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.