O que é Anti-Aliasing?

Entenda como esta poderosa ferramenta deixa seus jogos ainda mais bonitos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Luxorion)

Tudo o que vemos na tela de nossos computadores – seja uma linha, um ponto ou uma imagem – é formado por um conjunto de pixels, que são, por definição, quadrados.

Logo, ao observar uma forma circular em seu monitor, por exemplo, o que você está vendo é, na verdade, a ilusão de que suas bordas são “lisas”, quando na verdade aquilo mais lembraria uma escada, se visto de perto.

O problema é que nem sempre uma tela possui o número de pixels suficiente para que essa ilusão seja perfeita, resultando muitas vezes em imagens com um aspecto serrilhado nada agradável aos olhos.

Normalmente, quando estamos falando de uma imagem comum, isso não é um grande problema. Entretanto, o mesmo não se aplica para o caso de modelos tridimensionais: esses, por possuírem uma maior quantidade de detalhes, sofrem muito mais com os serrilhados. Mas é para esses casos que existe o Anti-Aliasing.

Como funciona?

O Anti-Aliasing é um filtro, presente principalmente em jogos, que aumenta a ilusão de que uma imagem é “lisa”, “embaçando” as bordas de uma linha. Vendo de perto, a impressão é que as bordas do item estão borradas; porém, de longe a diferença de qualidade é gritante, como você pode ver na imagem abaixo.

A diferença que o Anti-Aliasing faz...

Mas como ele faz para conseguir esse efeito embaçado? Simples: no lugar de gerar uma imagem do mesmo tamanho que sua tela, ele faz uma versão várias vezes maior. Dessa forma, há uma quantidade muito maior de pixels para se trabalhar, permitindo que ele insira mais detalhes que antes. Depois, ele apenas redimensiona a cena para a resolução de seu monitor.

Existem diversos níveis diferentes de Anti-Aliasing, que vão de simples 2x até valores absurdamente altos, como 32x (embora a maioria dos games só alcancem 16x). Isso representa o número de vezes que a imagem de sua tela vai ser aumentada; logo, quanto maior o valor melhor é a qualidade do “produto” final.

Diferença entre 2X e 6X nos níveis do AA

Apenas para os melhores

Não há como negar que o Anti-Aliasing é um dos filtros mais importantes na hora de deixar um game com um aspecto mais suave. Porém, isso tem seu preço: quando ativado, ele aumenta drasticamente o consumo do processamento, mesmo em seus níveis mínimos.

Ainda não entendeu o quão pesado é? Aqui vai outro exemplo: um dos testes mais importantes feitos por especialistas para analisar a qualidade de uma nova placa de vídeo é testar se o hardware consegue manter uma boa taxa de quadros por segundo ao executar um game com o filtro.

Por esse motivo, o Anti-Aliasing normalmente é usado apenas como um extra para aqueles que têm potência de sobra para rodar um game, sendo preferível aumentar a resolução da tela ao máximo antes de utilizá-lo.

Fonte: Guia do Hardware.net


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS

REXPOSTA
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO