As maiores coleções de video games do mundo

5 min de leitura
Imagem de: As maiores coleções de video games do mundo

Basta pesquisar um pouco pela internet para encontrar coleções de todos os tipos de coisas. Enquanto alguns preferem itens mais populares, como selos, latinhas ou figurinhas, há também pessoas com gostos mais estranhos ou, então, com mais dinheiro para gastar – e que podem se dar ao luxo de colecionar carros, por exemplo.

Contudo, há algo que eu, você – e com certeza a maioria dos seus amigos – também adoraria colecionar: video games. Ter tudo catalogado, separado em estantes e organizado por gerações, desenvolvedores, bits...

Se nós ainda não podemos ter a nossa daquele jeitinho, saiba que existe muita gente que leva esse tipo de coleção muito a sério, mantendo produtos em suas embalagens originais e fazendo de tudo para ter o maior número de consoles (e games) possível. Conheça abaixo, algumas das maiores coleções de jogos eletrônicos do planeta.

Um game diferente por dia, durante 15 anos!

O canadense Syd Bolton é considerado o maior colecionador de video games do seu país. O fã incondicional de jogos eletrônicos conta com um site próprio, trazendo algumas informações interessantes a respeito do seu acervo.

Só nesta foto há mais de mil jogos para o PS2 (Fonte da imagem: Reprodução/Syd Bolton)

De acordo ele, a sua biblioteca conta atualmente com cerca de 14 mil jogos, sendo que 10 mil são títulos desenvolvidos para consoles de mesa, enquanto os 4 mil restantes são games criados para computador.

Segundo Bolton, se ele se aposentasse no dia de hoje e não fizesse outra coisa a não ser jogar tudo o que a sua biblioteca tem, ele poderia se divertir com um título diferente por dia durante os próximos 15 anos! Ah, isso, é claro, se as empresas parassem de lançar games novos, caso contrário, a conta só continuaria a aumentar.

Brycecorp – uma coleção incontável

Um jovem japonês conhecido no mundo virtual como Brycecorp tem aquela que é considerada por muitas publicações e sites especializados como a maior coleção de video games, jogos eletrônicos e acessórios de todo o planeta.

Para exibir todo o seu acervo, o rapaz criou um canal no YouTube, mostrando como estão organizados os seus itens e todo o espaço que eles ocupam. Ao todo, foram necessários mais de 150 minutos de filmagens para que ele pudesse mostrar a coleção.

E, acredite, essa é a medida de quantidade utilizada por Brycecorp. De acordo ele, respondendo a uma pergunta realizada em um de seus vídeos, há tanta coisa na sua biblioteca, que ele não faz ideia da quantia total exata de itens ali guardados.

De acordo com o jovem, tudo começou cerca de 17 anos atrás e, desde então, ele não parou mais. Além disso, ele citou em uma recente entrevista que ainda não chegou a jogar 10% dos títulos e consoles que possui.

Eu só quero saber do PlayStation 2

O PlayStation 2 é o console mais bem-sucedido da história da Sony e um dos mais vendidos de todos os tempos. E, como não poderia deixar de ser, com tanta popularidade, é óbvio que existe uma quantidade absurda de games desenvolvidos para o aparelho.

(Fonte da imagem: Playstation Collecting)

Isso, no entanto, só serviu de motivação para o usuário Ahans76, da comunidade PlayStation Collecting. Ele passou os últimos anos comprando todo e qualquer jogo lançado para o console – isso mantendo todos os games em suas embalagens originais. O resultado? Ele é o detentor do título de maior colecionador de jogos para o PlayStation 2 do mundo.

Eu amo Mega Drive!

Se no começo dos anos 90 o Mega Drive batia de frente com o Super Nintendo e fazia a cabeça de muita gente, parece que o amor de algumas pessoas pelo console de 16-bits venceu as barreiras do tempo – e continua firme e forte até hoje.

Esse é o caso de Diego Ramires, mais conhecido nas redes sociais pela alcunha de “UCOLECIONADOR”. O rapaz alega ser o dono da maior coleção de itens para o Mega Drive de todo o Brasil. No vídeo (bem maluco, por sinal) produzido pelo próprio Diego, é possível conhecer um pouco do acervo.

Há vários produtos muito pouco conhecidos do público em geral, como mouses e teclados, diversos tipos de controles no estilo arcade, pistolas, bazucas, controles “Pro” e, até mesmo, sensores de movimento muito parecidos com os que existem hoje para os consoles de última geração.

Maior colecionador do Brasil

O especialista em jogos eletrônicos Marcelo Tavares é considerado o maior colecionador de games do brasil. O produtor, apresentador e palestrante não só guarda e cataloga jogos, como também trata os games eletrônicos como parte fundamental de sua vida, incluindo-os tanto em sua vida pessoal como também no âmbito profissional.

Carioca é o maior colecionador do Brasil (Fonte da imagem: Reprodução/Canal Programadores de Jogos)

Falando da biblioteca de Tavares, segundo o seu site oficial, ele possui mais de 200 aparelhos em seu acervo, além de 120 dos mais diversos acessórios e cerca de 3 mil jogos para todas essas plataformas diferentes.

Cansei da brincadeira

Se muita gente sonha em ter uma coleção de games completíssima, outros acabam cansando dessa “brincadeira”. Recentemente, um usuário do eBay cadastrado como “collectors_king” (depois, identificado como André) colocou à venda boa parte da sua biblioteca. Entre os itens do colecionador, “apenas” 22 consoles das marcas NintendoSEGA ou NEC.

Que tal comprar uma coleção de jogos por apenas 2,5 milhões de reais?Uma pequena parte dos 6500 itens colocados à venda (Fonte da imagem: Reprodução/eBay)

Além dos aparelhos, quem adquirisse a relação botaria as mãos em cerca de 6.500 itens, incluindo absolutamente todos os jogos da Nintendo lançados desde o Famicom até o Gamecube e todos os que já foram disponibilizados para qualquer console lançado pela Sega. De quebra, games raros e edições especiais (ainda lacradas e em suas embalagens originais) também estavam incluídos no pacote.

Ficou interessado? Pois saiba que a coleção já foi vendida. O comprador da biblioteca não foi identificado, mas é sabido que ele teve que botar a mão no bolso para adquirir a “coletânea”, uma vez que Andre estava pedindo US$ 1,2 milhão (cerca de 2,5 milhões de reais) pelo seu “produto”.

Há mais coleções do que se imagina

Apesar de aqui termos mostrado algumas coleções realmente incríveis, a verdade é que é muito difícil de se determinar qual é, de fato, a maior do mundo. Na internet, você é capaz de encontrar vários postulantes ao título, entretanto, quase nunca há provas ou quaisquer outros indícios que apontem isso com toda a certeza.

Alguns colecionadores não querem atenção (Fonte da imagem: Reprodução/Vintage Computing)

Além disso, também existem inúmeros sites especializados em coleções de games, páginas como o Video Game Collectors, por exemplo. Nela, você pode se cadastrar e facilmente criar galerias de imagens com fotos do seu acervo.

E aí, o que você acha da galera que curte manter grandes coleções de jogos e consoles? Você gosta deste tipo de acervo de video games ou conhece alguma outra grande biblioteca particular exclusiva de jogos eletrônicos? Não deixe de comentar!

Fonte: Video Game Collectors, Vintage Computing, Marcelo Tavares, Geek, Syd Bolton e YouTube

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.