The Sims 3: As Novidades

13 min de leitura
Imagem de: The Sims 3: As Novidades

Quanto mais perto o lançamento do The Sims 3, mais informações sobre o jogo são liberadas e mais ansiosos os fãs da franquia vão ficando com as novidades. Com promessas super inovadoras, o jogo não pára de surpreender e agora a torcida é que ele não fique apenas na expectativa e satisfaça os desejos de cada um dos jogadores. A transição de 2D para 3D é algo que chama bastante atenção e já pode ser percebida nas imagens e vídeos do jogo.

O game é agora muito mais focado em contar histórias de vida do que tarefas ordinárias e simples do cotidiano. Anteriormente, seus Sims precisavam dormir, tomar banho e ir ao banheiro sempre, sendo este o principal foco do jogo. Agora, graças a uma Inteligência Artificial mais evoluída dos personagens, eles podem cuidar de si mesmos, e realizar estas ações sem que você as ordene. Desta forma, fica mais fácil controlar mais de um personagem ao mesmo tempo, sendo que apesar de realizarem as ações básicas, é o jogador que decide quem quer que eles se tornem.

Entre a montanha e o oceanoUm detalhe bastante importante é que mesmo sendo a versão mais nova da franquia, a cidade onde o jogo se passa, Sunset Valley (Vale do Pôr-do-Sol), foi criada muito antes de Pleasantview (Belavista) das versões anteriores do jogo. A cidade foi fundada pela família Goth (Caixão), e construída pela família Landgraabs, sendo que alguns dos personagens encontrados na primeira versão do jogo estarão presentes nesta.

No cemitério, por exemplo, você pode encontrar o Tragic Clowns (Palhaço Trágico) de The Sims 1. Vladmir Goth e a Laura Bachelor (nome de solteira) são crianças nesta versão, assim como Catarina Langerak que vive em uma casa enorme com a família e mesmo na infância, ama limpar.

A função de gravação continuará disponível, sendo que será possível editar seus vídeos de jogo e postá-los na Internet em site como o Youtube.

A sua mais nova casa!


Seu Sim vai viver em Sunset Valley, uma pitoresca e pequena cidade entre as montanhas e o oceano. São muitas casas e um centro comercial onde estarão todos os estabelecimentos da cidade. A cidade conta com locais de recreação como um parque, a praia, um estádio, pontos de pesca, um cemitério para enterrar os Sims antigos e muito mais.

Infelizmente, não é possível criar uma cidade do zero, mas é possível personalizar Sunset Valley movendo os prédios para onde quiser. A cidade é simulada simultaneamente e enquanto você joga, tudo está acontecendo, nada pára, e eventos ocorrem como aniversários e festas.

Decore sua casa ao seu gostoO jogo será ambientado em um mundo aberto, onde todo o mapa pode ser acessado sem as incômodas telas de carregamento entre cada cena. Passeie pela cidade toda com liberdade e acompanhe a evolução de todos os personagens.

Quando chegar à cidade você pode optar entre construir sua própria casa ou comprar alguma que esteja a venda, seja nos terrenos ou mesmo afastados nas montanhas. Outra opção é a de comprar as casas vazias ou decoradas por uma diferença de preço. O maior lote disponível na cidade é de 64X64.

No modo da construção é possível criar prédios de até cinco andares, sendo que você tem opções como: criar o teto automaticamente quando cria as paredes, definir o peso do teto, arrastar as paredes para aumentar os cômodos, e ainda mover os objetos juntamente com as paredes para não ter que arrumar tudo de novo depois. Conforme necessário é possível mover a caixa de correio e a lixeira, sendo que a caixa de correio determina qual a porta de entrada principal da casa.

Personagens quase humanos

Um dos destaques do jogo é a personalização do comportamento de seus Sims, pois além do visual você pode definir com detalhes quem eles são e desta forma como vão agir e se portar diante as situações do jogo. No total são 90 personalidades diferentes, sendo que de acordo com os desenvolvedores do jogo estes perfis foram baseados em anúncios de pessoas que se auto-descrevem na internet ou no jornal.

É possível selecionar o gênero, idade, rosto, cabelos, cor, roupas, luzes, tons de cabelos, peso, altura, músculos e muitos outros detalhes da aparência do Sim, e as faixas etárias variam entre bebê, criança, pré-adolescente, adolescente, adulto e idoso. Um adulto não pode ter um filho adolescente, porém um idoso pode ter um filho adulto e dois adolescentes podem se casar e morar juntos. Naturalmente, as crianças não podem ir à cidade sozinhas, mas as maiores podem passear pela vizinhança sem a companhia de um adulto.

Ainda na questão da aparência, você não poderá comprar roupas, mas sim criar cinco roupas por categoria para cada Sim que você controle. Os guarda-roupas combinados também podem ser desenvolvidos, sendo salvos e compartilhados com outros jogadores online. Como nem todos os jogadores desejam compartilhar suas criações, a Electronic Arts desenvolveu uma página especial, na qual os jogadores podem escolher quais itens desejam compartilhar ou não.

São vários visuais apropriados para cada ocasião, e desta vez os cabelos podem ser modificados juntos, fazendo parte do look determinado. No jogo anterior, se seu personagem usasse cabelos presos ou boné, ele iria usar estes itens com qualquer outra coisa, desde pijamas até roupas formais. Agora é possível definir os penteados de acordo com as roupas e a ocasião.

Em relação às texturas e estampas de roupas ou outros objetos, o jogo permite que você utilize-os no que bem quiser, pegando um desenho de uma blusa e aplicando na sua saia, ou até mesmo no abajur, roupa de cama, carro, paredes. Sinta-se livre, pois desta vez tudo poderá ficar bem ao seu gosto.


Na mudança de personalidade você pode pegar até cinco características por personagem, fazendo dele mal, perfeccionista, um cozinheiro nato, esperançoso e muito mais. Você pode fazer as pessoas profundas ou tímidas e são estas escolhas que determinam os desejos de vida seu personagem. Cada Sim vai possuir um grande desejo na vida, como ter filhos ou se tornar um astronauta e é a personalidade de cada um que vai dizer quais são estes grandes sonho.

A personalidade das crianças não pode ser totalmente formada no nascimento, e aos poucos conforme elas crescem é possível ir adicionando novas características a cada uma. Quando você é um adolescente, você pode encontrar desejos de vida entre os seus desejos normais. Se você gostar do desejo, pode bloqueá-lo sendo que este será o seu objetivo como Sim adulto.

Todos os Sims da cidade evoluem juntos, no mesmo ritmo. Porém, você pode parar o envelhecimento e a progressão da história e desta forma os Sims que você não controla não irão envelhecer nem se casar. Existem quatro medidas diferentes de vida para que você defina o ritmo de progressão do desafio: Short, 25 dias; Normal, 95 dias; Long, 200 dias; e Epic, 1000 dias.

No pain no gain

Trabalhar nesta versão é algo mais complicado que nas anteriores. Um exemplo é o momento de arrumar um emprego. Na versão anterior do jogo bastava pegar o jornal na porta de casa e aceitar a proposta, agora é necessário se deslocar até a cidade e procurar empregos diretamente nas empresas, batalhando por sua carreira.

Desde adolescentes, os Sims podem começar a trabalhar, porém em funções bem diferentes. Empregos de período completo são apenas para adultos que podem atuar no ramo da ciência, negócios, jornalismo, esportes, militar, música, jurídico, medicina, político, cozinha e até mesmo no mundo do crime. Já os trabalhos de meio período são destinados para adolescentes, adultos e idosos e entre eles é possível ser recepcionista do spa, atendente da loja de livros, vendedor do mercado, esteticista, especialistas em enterros e mais.

Os personagens são sempre pagos por hora no seu trabalho, sendo que devem ficar atentos em relação barra de relacionamento com o chefe, pois você deve interagir com ele da melhor forma possível para conseguir uma promoção ou um aumento de salário. Quando você vai ao trabalho, pode escolher dentro de uma lista o que vai fazer hoje: trabalhar duro, conhecer os colegas, conversar com os colegas, fazer algo especial para impressionar seu chefe, dormir na sua mesa e muito mais. Lembre-se que todo ato tem suas conseqüências.

Existem outras opções de negócios também. Você pode se tornar sócio de alguém em um negócio e compartilhar lucros, ou, se tiver dinheiro o bastante, pode ter um negócio sozinho, contratando e demitindo pessoas, escolhendo nomes e coletando dinheiro. Ou ainda ser independente, e vender vegetais plantados no seu próprio quintal.

E as festas não param em Sunset Valley


As Festas são muito populares na cidade de Sunset Valley, e pegando o telefone de casa ou seu celular no seu inventário, é possível planejar coquetéis, casamentos e até mesmo funerais. Ao planejar uma festa você deve escolher os convidados de sua festa, contratar o Buffet e definir o traje a ser vestido. Brinque com isso, e faça, por exemplo, todos virem de roupas de banho a um funeral.

O funeral funciona como uma festa normal. Quando alguém morre, todos os seus pertences serão passados ao inventário da família, sendo que existem dois inventários no jogo, um para o personagem (Personal inventory) e outro para a casa, que conta com todos os móveis e heranças (Family inventory).
Chame os amigos e curta uma balada

Os casamentos são um pouco mais elaborados. Eles podem ser particulares ou um casamento comunitário, sendo necessário alugar um local e na cerimônia os personagens vão conversar, trocar alianças e beijos. Especialmente no casamento é possível alterar a roupa formal dos noivos. Até agora foram vistos apenas dois vestidos de noiva, ambos muito parecidos, sendo que a única diferença entre eles é um colar, que não é considerado um acessório, e sim parte do traje.

Desta vez os casais podem adotar bebês ao invés de ter seus próprios filhos, e desta forma eles escolhem o sexo e idade da criança que desejam adotar. Os pais ganham alguns dias de folga do trabalho ao adotar um bebê.

As grávidas pegam muitos dias de licença remunerada do trabalho, e os pais, apenas alguns dias após o nascimento do bebê. Quando uma mulher está grávida, ela pode ler livros de gravidez para cuidar melhor do bebê quando ele nascer. As gestantes ainda terão enjôo, náuseas, alterações de humor, e a barriga começa pequenininha e vai crescendo a cada dia de gestação.

Você pode levar a grávida no hospital para fazer exames, anunciar a gravidez para outros, falar, sentir sua barriga e mais. Quando as contrações começarem, é possível escolher ter o bebê em casa ou no hospital. O pai pode levar a mãe ou ela pode ir sozinha seja andando, de carro ou de bicicleta. Não é possível ver o que acontece dentro do hospital nem chamar uma ambulância.

Nada de extraterrestres! Mas fantasmas são permitidos

Apesar de não contar com alienígenas, Sunset Valley pode ser assombrada por fantasmas e ter pessoas com a pele verde ou azul, dependendo da escolha no gamer no momento da customização do personagem. Para ter um fantasma em sua família, você deve pegar a urna do falecido e ir ao laboratório de ciência. Então o fantasma será adicionado a sua família, e ficará fazendo sussurros,  tornando-se invisível, movendo os móveis e assustando a todos.

Você pode ter um fantasma jogável ressuscitando um Sim morto. Um Sim vivo, pode ter filho com um fantasma e neste caso nascerá um bebê-fantasma. Porém, matar os personagens ficou mais complicado, pois nada de colocá-los na piscina e tirar a escada. Desta vez, os personagens evoluíram e conseguem sair da piscina sem precisar de escada nenhuma.

Nascer e se desenvolver...

Seus personagens desenvolvem novas habilidades no decorrer do tempo, porém não contam com um quadro de habilidades como em The Sims 2. As habilidades surgem depois que você completar o primeiro ponto. Assim você pode entrar no diário do Sim para melhorá-las.

Você pode cozinhar pratos deliciosos, como bolos e cookies, mas precisa aprender as receitas antes e comprar os ingredientes usados. Para aprender a cozinhar, você precisa ler as receitas no livro. Existe um mínimo de pontos de habilidade que precisam ser adquiridos para que certos livros sejam lidos e seu Sim ainda pode vender os livros depois de terminá-los.

No diário de habilidades atléticas você vê suas estatísticas como: horas de trabalho cardíaco, horas de treinamento de força, distância percorrida e mais. Sims com habilidades lógicas podem observar a galáxia com um telescópio e encontrar novos corpos celestiais, sendo que quando seu Sim descobre um novo planeta, ele recebe dinheiro e tem a oportunidade de dar um nome a ele.


No caso das crianças, elas devem ir a escola, sendo que os adolescentes ficam lá das 9 às 14 horas e as crianças das 9 às 15 horas. Quem não fizer suas tarefas de casa pode acabar ficando mais tempo na escola, reprovando. O desempenho escolar determina alguns aspectos da vida do personagem, sendo que quem colar nas provas ou dormir na sala de aula será punido com detenção, tendo que ficar mais tempo na escola.

E muitas outras novidades no dia-a-dia de seu Sim

Aquele velho truque de fazer os Sims serem amigos ao alternar entre conversa e fofoca umas 30 vezes não existe mais agora, e fazer amigos vai ser muito mais complicado. Para saber o que os outros moradores da cidade fazem, você deve conversar com eles, sendo que isso pode ser feito pela Internet se o seu personagem foi algum tipo de viciado em tecnologia. Através do computador, seus personagens podem ainda jogar xadrez, resolver quebra-cabeças ou escrever um romance.

Ao fazer amigos, você pode visitá-los em suas casas, bastando ir até lá e apertar a campainha. Se o personagem estiver em casa, você poderá entrar, porém se não estiver você deve deixar um recado e voltar depois.

Os serviços pedidos por telefone continuam disponíveis, porém com uma alteração: sua babá não será mais uma senhora velhinha, e sim um garoto ou uma garota adolescentes. Chamar os bombeiros, polícia, ou serviço de adoção não custa nada, porém todo o resto tem um preço: Babá, $25 a hora; entrega de pizza $30; consertos em geral $50 a hora, empregada $75 por dia e mágico $400.

Você poderá vender pedras e insetos que encontrar e coletar pela cidade; ficar descalço quando bem quiser; e se for famoso as pessoas vão reconhecê-lo nas ruas e reagir, sejam fãs da sua banda de rock ou cumprimentos militares em sinal de respeito. Não é possível fechar as portas, e quando você for fofocar com os amigos pode escolher falar sobre algum Sim específico ou não. Milhares de novidades para você se divertir

No jornal você pode verificar os eventos que estão acontecendo pela cidade e assim ir ao estádio assistir a shows e jogos. Outra forma de descontrair é levar seu Sim ao spa para receber uma massagem, tratamentos corporais, pedicure, manicure, e muito mais. Seu humor melhora e você se sente melhor durante um tempo com todos estes serviços. Você pode conseguir upgrades para certos objetos como deixá-los à prova de fogo, fazer com que se limpem sozinhos, não se quebrem e muito mais.

Os Sims podem ser bons ou ruins, sendo que os bons podem fazer doações para associações de caridade, como os Kleptos Anonimous, e os ruins podem fazer doações para destruir as associações, assim como roubar doce de crianças, assustá-las e mais. Alguns dos personagens podem acabar se tornando cleptomaníacos, mas eles só roubam se não estiverem sendo observados. 

Recompensas podem ser recebidas pelos seus Sims como vantagens, sendo elas: metabolismo rápido, desconto nos jantares, juntar-se ao teatro de graça, tratamento de fertilidade para ter gêmeos ou trigêmeos, férias, teletransporte, aprendizado rápido, atração e mais. Outro destaque são as máquinas de bebida na qual você pode fazer bebidas como as encontradas na Starbucks, entre elas o White Chocolate Soy Frathuccino com Banana Swirl.

Mas enquanto ele não chega...

E agora que a data de lançamento de The Sims 3 foi adiada (antes estava previsto para 20 de  fevereiro) e o game está sem previsão de lançamento, os fãs podem aguardar se divertindo com alguns aplicativos e programinhas baseados no sucesso desta franquia.

Para quem gosta de personalizar os Sims, a dica é o The Sims 2 Body Shop que permite que você crie uma série de personagens para o jogo. Já o The Sims On Stage Beta é o lugar ideal para quem quer se reunir com outros jogadores inveterados de The Sims, compartilhando informações e conhecendo outros personagens.

E se você já estiver planejando suas criações em The Sims 3 pode usar o SimAddy 3.4.1 para entender as relações de parentesco e amizade entre as pessoas que vivem nas cidades deste mundo virtual.

Texto redigido por Kamilla Fernandes, redatora do Baixaki Jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.