O que é visão isométrica?

1 min de leitura
Imagem de: O que é visão isométrica?

Jogos mais antigos não possuíam os recursos avançados disponíveis corriqueiramente hoje em dia, e tinham que utilizar outras maneiras de passar para o jogador uma impressão forte de realismo ou espaço, de um modo que fosse agradável e eficiente ao mesmo tempo. Uma idéia simples e eficaz é a produção de perspectivas diferentes em jogos, para produzir uma representação inovadora, porém ainda relativamente simples.

Uma proposta neste sentido, que marcou a história dos jogos, foi a utilização da perspectiva isométrica. É um posicionamento de câmera que simula um ambiente tridimensional em jogos 2D e enriquece a visualização de um mapa em 3D real. Alguns dos games mais importantes de todos os tempos utilizam esta perspectiva e integram o posicionamento da câmera à jogabilidade.

Fallout e Starcraft: dois clássicos isométricos.

Enquanto a câmera fica posicionada em “perfil” em uma perspectiva lateral, ou “no teto” em um jogo com visão superior, o posicionamento isométrico é algo intermediário. Normalmente, ele fica em uma posição inclinada, por volta de 30° em relação ao plano virtual horizontal no qual o ambiente do jogo está inserido, e aproximadamente a 45° de um plano vertical, que englobaria um lado de um objeto presente neste ambiente.

Pode ser difícil imaginar este posicionamento através de uma descrição geométrica, mas fica fácil notar o que esta posição da câmera significa, após dar uma olhada em um objeto representado em perspectiva isométrica:

Um cubo representado em perspectiva isométrica.

Vários jogos que marcaram época utilizam este tipo de perspectiva, e os desenvolvedores de jogos utilizaram extensivamente o posicionamento de câmera isométrico, principalmente para o desenvolvimento de RPGs. Alguns dos exemplos mais famosos do gênero são os lendários games da franquia Diablo, ou os dois primeiros títulos da famosa série Fallout. Também vale ressaltar o uso da perspectiva em games de estratégia: os clássicos Starcraft e Age of Empires foram desenvolvidos com um posicionamento de câmera isométrico.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.