O que é laser?

1 min de leitura
Imagem de: O que é laser?

Com certeza você já deve ter ouvido falar em raios lasers, principalmente se é fissurado em ficção científica ou em ciência. Mas, você sabe o real significado desta expressão e quais as aplicações que os lasers possuem?

O que significa?

Laser é, na verdade, uma sigla em inglês que significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação). A idéia por trás de um laser é utilizar a emissão estimulada para desencadear uma ação em cascata entre as partículas de luz, ou seja, conseguir que todas essas partículas tenham o mesmo comportamento e se propaguem em uma mesma direção.

Quando isto acontece, surge o feixe do laser, que é chamado de feixe coerente, pois as partículas que o compõe possuem exatamente o mesmo comportamento, garantindo que o feixe seja estreito, concentrado, monocromático e bastante intenso.

Aplicações

Hoje os lasers estão mais presentes em nossa vida do que podemos imaginar, em consultórios médicos e odontológicos, reprodutores de CD e DVD, leitores de código de barra, salões de estética e até mesmo na telecomunicação.

Na área militar também é muito comum o uso desta luz como miras de precisão em armas de longo alcance. Há ainda os lasers usados por astrônomos para mostrar constelações e objetos no céu de forma muito mais prática e didática.

Leitor de CD e DVD.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.