Inclusão: beneficiários do Bolsa Família recebem conversores digitais em GO

1 min de leitura
Imagem de: Inclusão: beneficiários do Bolsa Família recebem conversores digitais em GO
Imagem: Folha Vitoria

Nesta segunda-feira (19), Francisco Ibiapina, ministro das Comunicações interino, entregou conversores digitais a beneficiários do Bolsa Família que moram na cidade de Rio Verde, no interior de Goiás. A ideia é permitir que estas famílias tenham acesso ao sinal digital mesmo sem possuir os novos televisores de tela plana. Dessa maneira, pessoas que não tinham acesso ao mundo da televisão digital vão poder assistir filmes e programas de maneira gratuita, com melhor qualidade de som e imagem.

Segundo o Ministro, a ação valoriza a política de inclusão digital promovida pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Anatel. "Um aspecto subjetivo, que não é mensurado diretamente, é o envolvimento da sociedade com a TV Digital. A comunidade de Rio Verde fez a diferença para alcançar esse salto tecnológico. A inclusão digital é uma das metas principais da gestão do ministro André Figueiredo", comentou Ibiapina.

É válido notar que a inclusão digital é um processo importante para a evolução de qualquer município. Além de os moradores terem fácil acesso aos recursos oferecidos pela internet e novidades divulgadas pela TV, a possibilidade de transformar a cidade em um espaço "inteligente" é maior. Para saber mais sobre cidades inteligentes, clique aqui.

A família vai ficar mais unida para aproveitar a programação da TV

"Esse marco tecnólogo mostra que o país está sendo pioneiro, pois teremos o primeiro município sulamericano com sinal totalmente digital", completou o ministro interino.

A transição do sinal analógico para digital deve ser finalizada até 2018. Ou seja, com a data próxima, é interessante abandonar o sinal antigo e dar um passo em direção ao digital. Para isso, a Empresa Administradora de Digitalização (EAD) oferece o telefone 147 para entregar informações sobre o processo e o que fazer sobre isso.

Uma das beneficiárias, Maria Madalena Pereira comentou que agora "a família vai ficar mais unida para aproveitar a programação da TV, já que a imagem está mais limpa e clara".

A cidade de Goiás, Rio Verde, está servindo como piloto do desligamento do sinal analógico. No município, isso vai acontecer no dia 29 de novembro deste ano — para isso acontecer, 93% dos domicílios precisam ter acesso à TV digital antes da data chegar. O processo de transição, encabeçado pela EAD, também vai oferecer suporte didático e campanhas de conscientização.

Você já tem sinal digital de TV? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.