Como fazer downloads de filmes na internet e assistir a eles no PC

Com este guia você vai descobrir tudo o que precisa para encontrar seus filmes prediletos na web e curti-los no computador.

Nada melhor que um bom filme para se divertir. Sentar no sofá com um pouco de pipoca e um copo de refrigerante bem gelado é um dos passatempos favoritos de muitas pessoas. Com a popularização da internet, a web se tornou o maior e mais prático repositório de arquivos multimídia.

Atualmente, em poucas horas (até minutos, dependendo da velocidade de conexão) é possível armazenar qualquer título disponível na rede mundial de computadores. Assim, baixar filmes é uma prática cada vez mais comum no dia a dia dos internautas.

Todavia, nem sempre o processo de download e execução das filmagens é simples. Qual a melhor forma para baixar filmes? O que é preciso para executá-los com qualidade? E quando o conteúdo está em outro idioma? Saber como lidar com essas e outras situações é essencial para que você tenha a melhor experiência possível.

Pensando nesses possíveis problemas, o Tecmundo criou este guia passo a passo para que nossos leitores descubram tudo o que é preciso para baixar filmes da internet e assistir a eles no PC.

Conteúdo livre

Todo conteúdo disponibilizado na web está enquadrado na lei de direitos autorais, também conhecida como copyright. Portanto, informe-se sobre as diretrizes dos filmes que você pretende baixar. O procedimento descrito neste guia pode ser aplicado a qualquer tipo de arquivo, entretanto, o Tecmundo deixa explícito que não incentiva a pirataria ou outras formas ilegais de download. Fique ligado: pirataria é crime!

Pré-requisitos

Onde buscar os filmes

A tecnologia P2P é a forma mais eficiente para o download de filmes – isso porque ela permite que o download seja restituído do ponto em que parou anteriormente, no caso da interrupção da conexão de internet. Não está familiarizado com o assunto? Leia os artigos listados abaixo e conheça melhor o torrent:

Buscadores torrent

A primeira coisa a ser feita é encontrar o arquivo torrent que corresponde ao filme desejado. Para facilitar sua pesquisa existem diversos buscadores. O Tecmundo escolheu o Torrentz para executar os passos aqui descritos. Contudo, há alternativas para este serviço, como:

1º passo: acesse a página do buscador e pesquise pelo nome do filme desejado.

Ampliar

2º passo: baixe o arquivo torrent. Priorize servidores que tenham uma quantidade maior e estável de seeds (o que significa que existem mais máquinas prontas para compartilhar os pacotes de dados do respectivo arquivo).

Ampliar

É hora de baixar

Terminado o download desse arquivo, você precisará de um cliente torrent para gerenciar a transferência do filme propriamente dita. Para esse procedimento utilizamos o uTorrent. Porém, você pode optar por outro programa do gênero, como:

3º passo: execute o cliente torrent e abra o arquivo salvo no passo anterior.

Ampliar

4º passo: aguarde o término da transferência. Caso o processo não seja iniciado, verifique se o aplicativo foi devidamente instalado ou procure outro arquivo torrent no buscador e volte ao 3º passo.

Antes de apertar o play

Quem assiste a vídeos com frequência no PC já deve ter se deparado com arquivos que não podiam ser executados. Isso acontece porque alguns formatos de vídeo exigem codificações diferenciadas para serem reproduzidos. Os codecs são responsáveis por identificar e traduzir esses conteúdos codificados.

Para evitar essa situação inconveniente, você precisa instalar algum pacote de codecs (clique aqui e entenda por que eles são indispensáveis em um computador). O K-Lite Mega Codec Pack é um dos aplicativos mais conceituados nesse segmento. Outras opções são:

5º passo: instale o pacote de codecs da sua escolha.

Na tela do PC

Finalizado o passo anterior, você está pronto para executar o vídeo. Basta ter um player multimídia para começar a sessão “cinema em casa”. O programa mais comum para assistir aos vídeos é o Windows Media Player, aplicativo padrão do Windows. Entretanto, existe uma ampla variedade de bons players para o seu deleite:

6º passo: execute o filme baixado com o player que melhor atender as suas necessidades.

7º passo: sente no sofá, relaxe e aproveite!

Em outras línguas

Apesar de a indústria cinematográfica nacional ter crescido nos últimos anos, as produtoras mais renomadas criam suas obras em inglês. Devido a isso, você pode encontrar filmagens sem o suporte para o idioma português. Se o filme baixado se enquadra nesse contexto, será necessário encontrar sua legenda.

Não se preocupe, existem sites específicos para esse tipo de conteúdo. O Legendas.TV é uma alternativa focada no público brasileiro e português. Você pode utilizar, também, os seguintes serviços:

8º passo: abra o site de legendas e pesquise pelos subtítulos do filme baixado. Lembre de indicar o idioma a que você deseja exibir.

9º passo: faça o download da legenda referente ao título salvo.

10º passo: crie uma pasta com o título do filme, ou com a nomenclatura que for mais conveniente para você, e realoque os arquivos de vídeo e legenda baixados nesse diretório.

11º passo: renomeie ambos os arquivos com o mesmo nome. Atenção: não altere as extensões dos arquivos, caso contrário poderá ocorrer falha na execução do filme ou da legenda.

Amp12º passo: abra o player multimídia e ative a opção de legenda.

Amplia13º passo: reproduza o filme nesse player, pegue a pipoca e desfrute do conteúdo!

O processo de inserção de legendas em filmes tem uma série de variantes, dependendo da forma como o usuário for assistir a ele. Por exemplo, você pode criar um DVD combinando vídeo e legenda para assistir na TV, adicionar subtítulos em vídeos no formato FLV (extensão do Flash Player), entre muitas outras ocasiões.

Quer ficar craque no assunto? Leia os artigos abaixo para virar um expert em legendas:

Qual escolher?

Muitos usuários têm sérias dúvidas na hora de escolher qual arquivo baixar. Na hora de selecionar um arquivo torrent, você tem algumas informações úteis para decidir pelo melhor arquivo para o seu perfil.

O primeiro ponto a ser observado é o formato do arquivo de vídeo. As extensões mais comuns para filmes são AVI, WMV, RMVB e MKV. Os dois primeiros formatos são padrões do Windows, tendo grande compatibilidade com os recursos desse sistema operacional. A qualidade do AVI e WMV é considerada boa.

O RMVB tem uma particularidade: a compactação. Geralmente, os arquivos nesse formato são menores, porém, com qualidade inferior. Ele é indicado para usuários com conexão mais lenta. Por sua vez, o MKV é a melhor opção para quem quer o máximo de resolução, alcançando até 1080p. Confira o artigo “Você conhece as diferentes extensões de vídeo?” para saber mais detalhes sobre os formatos de vídeo e áudio.

Em um segundo momento, você deve observar o tamanho do arquivo. Em média, os filmes com 90 minutos de duração possuem de 700 MB a 1 GB, dependendo do formato de vídeo. Esses arquivos possuem apenas a película, ou seja, não contam com menus, extras ou opções de idiomas. Você pode encontrar alternativas com todos esses recursos, mas o tamanho do arquivo deve subir para, aproximadamente, 3 GB.

Outra característica que você pode usar para nortear sua decisão é a resolução máxima do vídeo, caso o arquivo do torrent ofereça essa informação. Procure saber a resolução que você utiliza no computador e estabeleça esse valor como base para sua pesquisa. Assim, o filme terá melhor qualidade na hora de reprodução no seu monitor.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO