Firefox: como ativar o modo multiprocesso das abas do navegador

1 min de leitura
Imagem de: Firefox: como ativar o modo multiprocesso das abas do navegador

Desde a versão Nightly do atual Mozilla Firefox (ou até mesmo antes), você já encontra em testes uma opção para converter cada aba em um processo distinto no navegador — algo já presente há muito tempo no Google Chrome e já implementado no Internet Explorer.

Essa possibilidade é interessante porque impede que você seja obrigado a fechar o navegador inteiro no caso de apenas uma guia travar, por exemplo.

Ou seja, nessa situação, apenas o processo referente à página com problemas é encerrado, deixando o resto do navegador funcionando normalmente.

A alteração necessária para mudar o funcionamento desse elemento de navegação é bastante simples; porém, é preciso notar que você não deve fazer a mudança na versão mais recente e considerada “estável” do navegador. Como a opção ainda se encontra em testes, o browser pode travar com ela ativada, algo que já não acontece na versão “Nightly” (a qual deve ser usada).

Pré-requisitos

  • Firefox Nightly.

Baixar Mozilla Firefox Nightly

Faça você mesmo

Com o navegador aberto, digite “about:config” na barra de endereços e pressione Enter.

No campo de digitação que aparece na página carregada, coloque “browser.tabs.remote” e pressione Enter novamente.

Clique duas vezes sobre o item com o nome indicado acima e mude o seu valor para “true”, caso esteja em “false” (conforme a versão, talvez a função já venha ativada).

Uma vez feito isso, o Firefox deve começar a tentar usar o modo multiprocesso das abas. Entretanto, como ainda está em fase de testes, o navegador pode não conseguir acioná-lo corretamente, mantendo-se no antigo modelo de apenas um processo para todas as guias abertas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.