Como descobrir quais programas você pode desinstalar sem medo do seu PC

2 min de leitura
Imagem de: Como descobrir quais programas você pode desinstalar sem medo do seu PC

Será que eu apago? (Fonte da imagem: iStock)

Quando você compra um computador, independente de ser um desktop ou um notebook, dificilmente você está completamente livre de receber uma série de softwares pré-instalados na máquina. Da mesma forma, nem sempre todos são do seu interesse e alguns nem chegam a ser utilizados, acabando por representar apenas programas inúteis disponíveis no computador.

Mesmo que esse não chegue a ser o caso, com o uso diário do computador é possível que você instale alguma aplicação por engano, proveniente de um instalador, por exemplo. Em ambas as situações, você pode acabar em dúvida se pode ou não remover determinado programa. Para ajudá-lo com esse dilema, existe um programa chamado Should I Remove it?.

Com ele, você pode ver quais aplicativos estão instalados no computador e ter uma ideia do que é seguro ou não desinstalar. Para maiores detalhes sobre o uso do programa, basta acompanhar o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

Baixar Should I Remove It?

Descobrindo o que pode ser removido

Logo ao executar o programa, ele faz uma análise completa do seu computador e lista os aplicativos encontrados. Na parte superior da tela é indicada a quantidade de softwares presentes na máquina enquanto, logo abaixo, é exibida uma lista com cada um dos itens, mostrando o seu nome, a avaliação dele feita por outras pessoas e o percentual de remoção indicado.

Listando programas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você clicar em qualquer um dos itens, é possível ver maiores detalhes, como o nome, a versão, a data de instalação e o tamanho do programa. Adicionalmente, além do percentual de remoção, também está disponível um botão chamado “What is it?”, que serve para trazer informações específicas sobre o software.

Descobrindo para que serve o programa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao clicar nele, uma nova janela do seu navegador é aberta. Nela, está contida uma série de dados sobre o programa, incluindo descrições, avaliação e indicações de outras pessoas que o utilizam, taxa de instalação e de desinstalação, uma resenha a respeito da empresa responsável pelo software, a quantidade de recursos consumida por ele, entre várias outras informações.

Informações avançadas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por meio desses dados, você pode ter melhores informações sobre a natureza do programa e saber se é seguro removê-lo do seu computador. Inclusive, se você optar pela desinstalação, basta utilizar o botão “Uninstall”, disponível na interface do Should I Remove it?.

Desinstalar o aplicativo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, uma janela de mensagem é aberta e basta confirmar a exclusão do aplicativo.

Confirmando a operação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, o programa entra em processo de desinstalação e basta seguir os passos indicados na tela ou simplesmente aguardar o término da operação, conforme o aplicativo. Prontinho! Agora você conhece uma maneira de desinstalar aplicações sem ficar com medo de elas causarem algum tipo de problema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.