Google Chrome: como instalar extensões que não estão na Web Store

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: como instalar extensões que não estão na Web Store

Como instalar uma extensão que não esteja na Web Store (Fonte da imagem: iStock)

Embora a Chrome Web Store já esteja em funcionamento há um bom tempo, mesmo antes de ela ser “inaugurada”, o navegador da Google já suportava a instalação de complementos. Naquela época, as extensões eram disponibilizadas diretamente nos sites dos seus desenvolvedores, em um arquivo com o formato CRX.

Ainda hoje, você pode encontrar complementos que estejam para download fora da Web Store, no seu formato original. Abaixo, preparamos um tutorial explicando como proceder para adicionar essas extensões ao navegador da Google.

Instalando complementos fora da Web Store

Caso o seu computador não reconheça o formato CRX como de uma extensão do Chrome, abra o navegador, clique no botão de configurações, escolha a alternativa “Ferramentas” e entre em “Extensões”.

Abrindo o gerenciador de extensões (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Agora, “arraste” o complemento desejado até a janela do Chrome aberta.

Arrastando a extensão (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Por outro lado, se o sistema já reconhecer o arquivo como uma extensão do Chrome, você pode simplesmente dar um clique duplo nele ou clicar com o botão direito do mouse e escolher a alternativa abrir.

Executando a extensão (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Independente da maneira executada, observe que será aberta uma pequena mensagem de confirmação, como aconteceria caso você estivesse baixando o complemento. Clique em “Continuar” para dar sequência ao procedimento.

Iniciando a instalação (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Em seguida, uma pequena janela de mensagem solicita que você confirme a instalação. Basta clicar em “Adicionar”. Feito isso, o complemento começa a ser instalado.

Confirmando a operação (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Ao final, uma mensagem informa o sucesso da operação.

Extensão instalada (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Prontinho! Sempre que você precisar instalar uma extensão que não esteja na Web Store do Chrome, você já sabe como proceder.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.