Photoshop: como aplicar efeitos do Instagram em suas fotos

2 min de leitura
Imagem de: Photoshop: como aplicar efeitos do Instagram em suas fotos


O Instagram é, sem dúvidas, uma das novidades mais “badaladas” no mundo dos smartphones: com ele, é possível tirar fotos com os mais variados efeitos, obter resultados divertidos e artísticos, além de poder compartilhar as imagens diretamente nas redes sociais.

E o alcance do aplicativo pôde ser visto ainda mais recentemente: por fazer tanto sucesso desde que surgiu para o iOS, ele também foi levado para o Android. A cada dia com mais adeptos, o Instagram, no entanto, também corre o risco de causar algumas frustrações.

Entre as probabilidades, ele só pode ser utilizado nas fotos tiradas no celular e muitos gostariam de aplicar os efeitos em outras imagens pessoais. Outro caso comum está no fato de que alguns não possuem um telefone com os dois sistemas operacionais, mas desejam utilizar os efeitos do Instagram. E é nesse momento que o Photoshop pode entrar em ação.

Com simples passos no programa, você consegue obter praticamente os mesmos resultados oferecidos pelo aplicativo, sem precisar ser um expert em Photoshop para isso. Confira abaixo um tutorial de como usar os chamados “Actions” e leve o Instagram para qualquer foto que você desejar.

Pré-requisitos

  • Adobe Photoshop

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

  • Photoshop Instagram Actions by DBox

Apresentando os Actions

Os “Actions” são um grupo de ações gravadas e pré-programadas no Photoshop. Elas podem ser criadas ou importadas para o programa e, com um só clique, esse recurso aplica o efeito desejado em uma imagem, evitando que você tenha que mexer em muitas ferramentas para isso.

(Fonte da imagem: Reprodução/DBox)
No caso, algumas pessoas, seguindo a onda do Instagram, criaram “Actions” que possuem efeitos muito parecidos com os do aplicativo para iOS e Android. Assim, basta você fazer o download do arquivo "Photoshop Instagram Actions by DBox" e extrair o conteúdo para o seu computador.

Como instalar o Action no Photoshop

Primeiramente, vá às pastas: Computador > Disco Local (C:) > Program Files (ou Arquivo de programas) > Adobe > Adobe Photoshop CS6 > Presets > Actions.


Quando a pasta “Actions” for aberta, cole o arquivo “instagram-actions-by-dbox” que foi extraído anteriormente. Assim, ele será instalado e aparecerá quando o programa for aberto.

Aplicando os efeitos do Instagram

No Photoshop, abra a imagem que você quer trabalhar. Depois, clique “Alt + F9” para o “Actions” abrir. Note que no final da lista da janela já estará a pasta “instagram actions by @dbox”.


Agora, basta definir qual efeito Instagram você deseja aplicar em sua foto. No caso, o pacote instalado oferece quase 20 ações, entre efeitos de cores e bordas — os nomes deles aparecerão depois que você clicar em cima da seta que fica no lado esquerdo da pasta de efeitos.


Para acionar um deles, selecione o nome pretendido e aperte o símbolo "play" — localizado na barra inferior da janela — para que o Photoshop coloque automaticamente o efeito em sua foto (a você cabe apenas assistir). O resultado pode não ser 100% idêntico ao do Instagram, mas apresenta detalhes muito próximos.


Agora, com esses conhecimentos em mãos, basta decidir quais efeitos ficarão melhores em suas imagens e mãos à obra!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.