Como organizar os arquivos do seu computador rapidamente

2 min de leitura
Imagem de: Como organizar os arquivos do seu computador rapidamente

(Fonte da imagem: iStock)

Com a popularização dos discos rígidos com grandes capacidades de armazenamento, se tornou comum o acúmulo de arquivos em pastas espalhadas pelo computador. Por causa disso, é muito fácil aquela imagem que você lembra ter no seu PC se perder na imensidão de GBs do seu HD.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso, foi feito um programa chamado DropIt que, com uma simples configuração, consegue encontrar todos os arquivos do seu computador e organizá-los da maneira que você preferir. Agora, explicaremos em alguns passos como configurar o aplicativo para o uso.

1) Após a instalação do DropIt, você pode selecionar o idioma (português está disponível) em que ele funcionará. Feito isso, o programa ficará minimizado e com um ícone flutuante na tela. Clique com o botão direito neste ícone. Você então verá a seguinte janela:

(Fonte da imagem: Reprodução/DropIt)

2) Clicando em “Filtros de Processamento”, será mostrada a janela de Gestão de Filtros de Processamento. Nela você pode criar os filtros que organizarão os seus arquivos.

(Fonte da imagem: Reprodução/DropIt)

3) Na janela seguinte, você verá alguns campos que devem ser preenchidos:

  • Nome – aqui é o nome do filtro que você está criando;
  • Regras – as especificações do filtro;
  • Comando – o que exatamente o seu filtro fará com os arquivos especificados;
  • Pasta de Destino – essa área é modificada conforme o comando selecionado. Pode se tornar endereço da pasta, opções de exclusão de arquivos ou endereço onde eles serão salvos.

(Fonte da imagem: Reprodução/DropIt)

Nesse passo a passo, criaremos um filtro para mover arquivos com o título “Viagem” que estão espalhados pelo computador, para uma pasta específica.

A configuração do filtro ficou assim:

(Fonte da imagem: Reprodução/DropIt)

3.1) Para informações sobre como você pode criar novos filtros, e quais são os padrões lidos pelo DropIt, você pode clicar no botão azul logo ao lado do campo de regras;

3.2) Clicando no ícone com o desenho de um funil, você poderá personalizar ainda mais o seu filtro, incluindo informações como tamanho e data de criação dos arquivos que devem ser encontrados.

(Fonte da imagem: Reprodução/DropIt)

4) Feito isto, você precisa colocar o programa para trabalhar. Existem duas maneiras para fazer isso acontecer.

A primeira (e mais simples) é arrastar a pasta, na qual você acredita que os seus arquivos se encontram para o ícone flutuante do DropIt. Caso o programa encontre algo dentro dos padrões que você criou no filtro, efetuará a ação desejada.

Outra maneira de realizar a varredura é através de um timer do programa. Caso você inclua constantemente novos arquivos em uma pasta e gostaria que eles depois fossem enviados para outro endereço, o DropIt busca automaticamente arquivos para aplicar as ações dos filtros selecionados.

Para fazer isso, você precisa clicar com o botão direito do mouse no ícone flutuante e selecionar “Configurar DropIt”. Na aba “Monitoramento”, você pode incluir pastas que serão analisadas e selecionar os intervalos de tempo entre as varreduras (no exemplo, foi utilizado 60 segundos).

(Fonte da imagem: Reprodução/DropIt)

Sugerimos que você utilize essa função de monitoramento apenas nos casos em que os arquivos serão apagados ou movidos da sua pasta de origem. Caso use para outra função, existe a possibilidade do filtro ficar se repetindo sem parar, consumindo processamento do seu computador inutilmente.

.....

É interessante lembrar que esta é apenas uma opção para organizar os arquivos dentro do computador, sendo que você pode encontrar programas com funções similares que lhe agradem mais. Outra opção é criar pastas com assuntos específicos como “Viagem”, “Wallpapers de filmes/games” ou o que você imaginar e se policiar quando for salvar nos arquivos. Assim que precisar de um deles, saberá onde encontrá-los.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.