Windows 8: como usar o Menu iniciar clássico do sistema

3 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como usar o Menu iniciar clássico do sistema

Visando chamar a atenção do consumidor para o seu novo sistema operacional, a Microsoft deu uma boa reformulada na interface do SO, mexendo, entre outras coisas, em seu Menu Iniciar. A nova interface, chamada de Metro, elimina o botão Iniciar da Área de trabalho e deixa de lado o visual clássico, que acompanha o sistema desde as suas primeiras versões gráficas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mexer em algo tão tradicional pode causar muita confusão para aqueles que utilizam o SO. Embora boa parte das pessoas tenha aprovado o novo visual, há quem sinta falta do bom e velho Menu Iniciar, com todas as aplicações listadas e os atalhos para algumas configurações.

Porém, para os mais saudosos, existem algumas aplicações que trazem de volta a opção antiga, mas sem deixar de lado a bela interface Metro e seus recursos. Confira abaixo um rápido tutorial de como utilizar um desses programas.

Você vai precisar de...

Para seguir os passos deste tutorial, você vai precisar ter instalado em seu computador um aplicativo chamado Classisc Shell. O programa foi escolhido por funcionar muito bem para o propósito deste passo a passo, ocupar pouco espaço em disco e ser bem simples de utilizar. Clique no botão abaixo para baixar a aplicação.

Clique para baixar o Classic Shell 

Mãos à obra

Instalação

Durante o processo de instalação do Classic Shell, você pode escolher quais funcionalidades deverão ser instaladas. As opções oferecidas são:

  • Classic Explorer: exibe uma Barra de ferramentas ao estilo clássico do Windows XP com algumas funcionalidades básicas, como copiar, colar, recortar e parar;
  • Classic Start Menu: traz o botão Iniciar novamente para a Área de trabalho;
  • Classic IE9: mostra novamente o progresso no carregamento de uma página na Barra de tarefas do sistema operacional;
  • Classic Shell Update: verifica automaticamente novas versões do Classic Shell.

Por padrão, todas as ferramentas estão marcadas para a instalação, mas você pode escolher apenas aquelas que desejar. Para excluir uma opção, é só clicar sobre o ícone exibido à direita de cada item da lista e selecionar “Entire feature will be unavailable”.

Configurando

Ao final do processo de instalação, o botão Iniciar já estará disponível na Área de trabalho do seu computador. O legal do Classic Shell é que você pode configurar separadamente as ferramentas adicionadas. Dessa forma, é possível personalizar para que cada uma delas tenha um comportamento distinto.

Para acessar as configurações de cada uma, clique no Menu Iniciar (agora que você o tem de volta), selecione a opção “Programs” e depois posicione o cursor do mouse sobre o item “Classic Shell”. Agora, é só você escolher qual das aplicações deseja configurar e clicar sobre componente que será personalizado.

As telas de configurações trazem opções diferentes para cada um dos aplicativos adicionados. Na janela do Explorer Settings, por exemplo, você pode selecionar o estilo do Painel de navegação, a posição na qual a barra de ferramentas do Classic Shell será exibida e alguns atalhos do teclado para facilitar a navegação nas pastas e documentos.

O “Start Menu Settings”, por sua vez, abriga configurações referentes aos menus Iniciar instalados no sistema, o clássico (do Classic Shell) e o “normal” (com a interface Metro). Você pode escolher quais ações devem ser executadas quando determinado atalho for acionado.

Por padrão, o acesso à interface Metro é feito utilizando-se o atalho “Shift + Tecla do Windows”, mas você pode modificar isso sem qualquer problema, escolhendo outro caminho para que a ação aconteça.

.....

Pronto! Agora que você já conhece o Classic Shell e todas as funcionalidades que ele tem para oferecer, não há mais motivos para sentir falta do Menu Iniciar clássico no Windows 8. Com apenas um aplicativo instalado no computador, você consegue ter diversas ferramentas bem úteis de volta à interface do novo sistema operacional da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.